Em uma das mais tradicionais festas do Nordeste, Brahma e Ambev trazem, juntas, o elemento que faltava para o brinde ser completo: a inclusão produtiva do ecossistema envolvido para o festejo acontecer. Depois de movimentar os carnavais pelo País, a companhia orquestra uma nova operação para impactar e gerar renda para catadores e catadoras em outras festas celebrações da cultura nacional, começando pelo São João de Patos, na Paraíba, com o lançamento do Bora Catadores - projeto nascido a partir do Bora, plataforma de inclusão produtiva da Ambev, cuja ambição é impactar 5 milhões de pessoas até 2032.
Até o dia 24 de junho, em parceria com a startup SOLOS, e com o apoio das cooperativas ASCAP e RECICLA, profissionais cadastrados que vão atuar na coleta de materiais recicláveis, como alumínio, plástico e papelão, terão acesso à Central de Reciclagem da Ambev, onde os resíduos serão triados e armazenados.
Para ampliar a renda, os catadores participantes, além de receberem pelo valor do quilo do material coletado, também ganharão uma diária pelo serviço prestado e uma bonificação por metas atingidas.
A estrutura será pela primeira vez montada e contará com área setorizada para cada atividade, além de ser o ponto para distribuição de EPIs, equipamentos de proteção individual, para os trabalhadores, garantindo segurança, qualidade e dignidade para todos.
O programa Bora Catadores também oferece cursos de preparação e desenvolvimento social, em parceria com o Santander. Serão mais de 300 vagas destinadas a catadores, ambulantes e barraqueiros para cursos de finanças pessoais, conhecimento técnico e assistência social.
“Há anos, Brahma e Ambev se juntam para proporcionar grandes ações em festas pelo Brasil. Esta é mais uma oportunidade de fazer a diferença. Temos uma ambição evidente com o Bora, nossa plataforma de inclusão produtiva, para os próximos anos, e o Bora Catadores chega para somar a este objetivo. Com ele, vamos olhar diretamente para esta parcela da população, apoiando a geração de renda, educação e conexão de profissionais que fazem dessas festas, grandes oportunidades de trabalho o ano todo, indo além dos carnavais”, explica Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Social da Ambev.