Um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo foi multado por não utilizar máscara durante uma caminhada na praia. Ao receber a notificação, ele rasga o papel e joga no chão. Ele ainda desacata um guarda municipal.
Toda a ação foi gravada e viralizou nas redes sociais neste final de semana. Pelas imagens, é possível ver quando o desembargador Eduardo Siqueira chama o agente de “analfabeto” e “otário”.
No momento da ocorrência, o magistrado ligou para o secretário municipal de Segurança de Santos, que comanda a GCM, Sérgio Del Bel, que afirmou ter recebido a ligação de Eduardo Siqueira.
Del Bel disse que não conhece o desembargador. Segundo ele, que é policial militar reformado, um subordinado perguntou se poderia passar o telefone dele para o desembargador e ele disse que sim.
Mesmo rasgando a notificação, o desembargador continua autuado e ainda poderá responder por jogar lixo na rua e desacato, afirmou Del Bel.
O decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020 determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100.