O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou de quatro agendas políticas em Brasília (DF), nesta terça-feira, 3, com prefeitos de municípios sergipanos e parlamentares do Estado que atuam no Congresso Nacional. Estiveram em pauta soluções e recursos para o desenvolvimento dos municípios e do Estado.
Na Câmara dos Deputados, Fábio participou de uma reunião com os chefes dos executivos municipais, que estão na capital federal para diversos compromissos – como o anúncio da licitação para construção da ponte Neópolis-Penedo. O evento foi organizado pelo senador Alessandro Vieira, que é coordenador da bancada federal sergipana, com a finalidade de ouvir as principais demandas dos municípios.
Entre os temas mais discutidos esteve a destinação de emendas orçamentárias, em especial devido ao cenário de redução nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Também foram abordadas questões relacionadas à destinação de resíduos sólidos – que tem preocupado os prefeitos devido à legislação que obriga o fechamento de lixões – e à qualidade do serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) em algumas localidades.
Na ocasião, Fábio Mitidieri destacou que tem discutido com outros governadores e com o Governo Federal a questão dos repasses do FPM e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que cobrará melhorias no atendimento da Deso no que for necessário e que está pesquisando soluções que o Governo possa apoiar para a resolver a destinação dos resíduos sólidos nas diversas regiões em Sergipe.
Exemplo disso é que o tema foi tratado na reunião que o governador teve, ainda nesta terça, com o deputado federal Thiago de Joaldo. Ambos discutiram, com representantes do setor privado, sistemas de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos.
Segundo Fábio, a tecnologia apresentada poderia diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e contribuir com o meio ambiente, além de gerar emprego e renda. Na oportunidade, o governador solicitou mais detalhes sobre o projeto e se prontificou a disponibilizar uma equipe técnica para verificar as possibilidades junto aos municípios sergipanos. “A ideia é ótima, e quando se fala em sustentabilidade, vai ao encontro do nosso projeto de governo”, destacou Mitidieri durante a reunião.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese). Também na Serese, Fábio Mitidieri recebeu o prefeito de Santana de São Francisco, Ricardo Roriz, para discutir o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) para a instalação de uma usina de energia termelétrica na cidade. “Agradecemos o empenho do governador em apoiar a iniciativa, que será muito importante para gerar desenvolvimento para o baixo São Francisco. Foi criado um grupo de estudos com secretarias e pastas do Governo, para que possamos dar andamento ao projeto”, destacou Roriz.
Fábio Mitidieri ainda recebeu o prefeito de Tomar do Geru, Pedrinho Balbino, que o convidou para a 28ª edição da Festa do Carro de Bois, que acontece no município nos dias 14 e 15 de outubro. “Parabéns ao povo do Geru! Nesse tipo de evento, movimenta-se a economia, gera emprego, gera renda, você faz com que toda a cidade consiga se mobilizar para melhorar a economia”, destacou.
Todos os compromissos foram acompanhados pelo secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo.
Nas reuniões realizadas na Serese, também participaram o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codise), Milton Andrade, e outros integrantes da empresa pública estadual.
A reunião na Câmara dos Deputados contou, além do senador Alessandro Vieira, com a presença dos deputados federais Katarina Feitoza, Yandra Moura, Fábio Reis, Thiago de Joaldo, Ícaro de Valmir e Rodrigo Valadares, dos deputados estaduais Lidiane Lucena e Cristiano Cavalcante, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), além de dezenas de prefeitos de municípios sergipanos.