Com o objetivo de acompanhar a situação das manchas de óleo no litoral sergipano, o governador Belivaldo Chagas recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), a visita do presidente da República em exercício, o senador Davi Alcolumbre, ao estado de Sergipe. 

Ao lado do governador e do presidente interino, estiveram o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, os senadores de Sergipe, Rogério Carvalho, Maria do Carmo Alves e Alessandro Vieira, além de uma comitiva de equipes técnicas do Governo Federal.

Na capital sergipana, Alcolumbre visitou a região da Praia da Aruana, em Aracaju (SE). Após a visita in loco, o Governo do Estado promoveu uma coletiva de imprensa no Palácio dos Despachos para fazer um balanço das ações já realizadas e das estratégias para futuras ações junto ao Governo Federal e aos municípios.

Medidas do Governo Federal

Na ocasião, Alcolumbre anunciou e assinou o Decreto Presidencial que amplia o pagamento do seguro defeso aos pescadores que vivem em áreas atingidas pelas manchas de óleo. Com a medida, o pagamento será estendido por mais 60 dias, através de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

"A minha presença aqui é para assegurar isso para Sergipe e para o Nordeste. A presença do presidente da República tem um significado político-institucional. E quando a gente decide, o Governo Federal, assinar um decreto para assegurar a atividade desses pescadores que não vão poder fazer nesse período, significa que estamos atentos a essas questões e dando uma saída que foi assinada e que vai ser publicada amanhã no Diário Oficial", afirmou o senador.

O presidente interino elogiou o trabalho realizado pelo Governo do Estado e os municípios sergipanos no empenho à limpeza da água e da faixa de areia do litoral sergipano. Para ampliar ainda mais esse trabalho, Alcolumbre também anunciou a liberação de crédito para que os municípios possam realizar contratação de pessoal para contribuir com a limpeza das praias.

Trabalho em conjunto

"Você limpa pela manhã e a tarde vem de novo o óleo, e se a gente não fizer esse trabalho, o momento em que a maré enche, ela traz o óleo. Então, devemos colocar em prática uma ação de urgência e emergência porque a consequência, ela acontece a partir do momento em que a gente vê o Nordeste já ter pacotes na área de turismo cancelados, as marisqueiras que vivem do catado, o problema dos pescadores. Hoje recebemos o presidente em exercício, o ministro do Meio Ambiente. Ontem também recebemos a visita do ministro Gustavo Canuto e é bom que essas visitas estejam sendo feitas. Ver de perto é sentir o que realmente está acontecendo, para que possamos tomar medidas e agir", ressaltou Belivaldo Chagas.

O ministro do Meio Ambiente também destacou o trabalho em conjunto e, no seu discurso, falou sobre a import}ância da continuidade das ações. "Esse é um esforço de todos nós. Inclusive onde todos são os estados, os municípios, Defesa Civil, ANP, Ibama, e os órgãos federais, os voluntários que tem feito um excelente trabalho, trabalho esse a ser apoiado casa vez mais pelos governos, inclusive o governo federal, estadual e municípios. É um trabalho contínuo, de soma de esforços e em paralelo, a investigação é importante para que a gente possa determinar, conseguir encontrar a origem desse óleo que vem tocando a costa brasileira em diversos pontos,nque precisa ser mensurada, para poder, inclusive, como disse diante do governador, prever as medidas com relação ao turismo que vem sendo afetado na região", ressaltou Ricardo Salles.

Também participaram da visita o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, além dos senadores Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Fabiano Contarato (Rede-ES), Jeal Paul Prates (PT-RN) e o deputado federal João Roma (PRB-BA). Ainda na ocasião, o presidente em exercício se comprometeu em garantir recursos para a retomada das obras da BR 101 para o ano de 2020.

ASN