O grupo Unigel, produtor de fertilizantes nitrogenados em Laranjeiras, anunciou a repartida das atividades para setembro. A unidade estava com as atividades suspensas desde maio por conta do preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada.

A retomada das atividades ocorre com apoio do governo do Estado, por meio da revisão de contratos com empresas prestadoras de serviço, além da atuação política do governador Fábio Mitidieri junto à Petrobras e da bancada sergipana composta por deputados federais e senadores. A articulação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia (Sedetec) também foi fundamental para a manutenção da empresa.

Na última terça-feira, dia 15, o chefe do Executivo reuniu-se com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e abordou o tema, tendo garantia de que seria analisado.

“A produção de fertilizantes é importante para nossa economia e agricultura, além da manutenção dos empregos. Agradeço aos deputados federais e senadores pela somação de esforços”, comentou o governador.

“A retomada acontece em um momento importante e possibilita a garantia dos empregos, na medida em que a empresa estava na iminência de dar notificação de lay-off para 140 funcionários. Além disso, o funcionamento da Unigel representa toda uma cadeia econômica que passa a girar naquela região”, aponta o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Por meio de nota, o presidente da companhia, Roberto Noronha Santos, informou que a decisão de retomada das operações se deve a uma melhoria do ciclo petroquímico. “O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”.