Depois de 20 dias de reabilitação, Tomas, uma ave oceânica da espécie Atobá-grande (Sula dactylatra), precisou de ajuda para voltar ao seu habitat natural. A Visão Ambiental Consultoria LTDA, que cuidou da reabilitação, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), levou a ave até alto mar, após a rebentação, onde a ave mergulhou e voou, num sinal de que estava pronta e se sentindo de volta para casa.

A sensação é indescritível. A melhor parte da reabilitação é a soltura. Para nós é gratificante, porque é para isso que trabalhamos, para essa reintrodução deles ao meio ambiente”, disse emocionado o médico veterinário Victor Brenno, que acompanhou todo o processo de Tomas, desde o resgate, passando pela reabilitação até a soltura.

O animal foi resgatado no Sítio do Conde, litoral da Bahia, e ganhou o apelido de Tomas. “Ele encalhou na areia da praia e populares acionaram a equipe da Visão Ambiental. O animal estava extremamente magro, desidratado, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação, que fica aqui em Aracaju. A causa do encalhe foi uma intoxicação. Tomas precisou ganhar peso e recuperar a condição clínica. Após todo o processo, o animal apresentou-se apto para soltura”, contou o veterinário.

Ele explicou ainda porque o animal precisou ser solto em alto mar. “Fizemos uma primeira tentativa de soltura na praia da Caueira, na semana passada. No entanto, ele não estava passando a linha de rebentação devido às condições do vento. Então a soltura em alto mar foi feita para garantir o sucesso de reintrodução”.

Duas embarcações e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram o transporte e a segurança das equipes na operação de soltura, que saiu da orla Pôr do Sol, em Aracaju, em direção ao alto mar. “É uma parceria extremamente importante para o sucesso desse trabalho de soltura, tanto para a segurança da equipe e quanto do animal”, concluiu Victor.

Fonte: Ascom CBMSE