Na manhã desta sexta-feira, 23, foi empossado como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) o desembargador Diógenes Barreto. O magistrado foi eleito por aclamação na sessão plenária do dia 16 de fevereiro.

Na mesma solenidade, a juíza Dauquíria de Melo Ferreirafoi empossada como juíza-membro do Sodalício Eleitoral, também para o biênio 2024-2026. A magistrada possui amplo conhecimento em matéria eleitoral, uma vez que é o segundo mandato da juíza no TRE-SE. 

Ao usar a palavra, o desembargador Diógenes Barreto asseverou que “a democracia é conquista diária de um povo. Instituições sólidas e transparentes são essenciais. E não há dúvidas de que a Justiça Eleitoral é uma das instituições de maior envergadura nesse processo”.

Diógenes Barreto, que já exerceu a função de vice-presidente e corregedor regional eleitoral (2018-2020), exercerá a presidência do TRE-SE no biênio 2024-2026.

Currículo

Natural de Aracaju (SE), Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano, em cargo nível, em 1981. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991.

Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado juiz titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.