O mutirão de castração de cães e gatos promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), neste sábado, 9, reuniu tutores de várias partes da capital sergipana. Ao longo do dia, 140 procedimentos foram realizados na Universidade Federal de Sergipe e na clínica credenciada pelo programa Aju Animal, reforçando o compromisso da gestão com os animais.

A tutora Lorena Paixão mora no bairro Grageru e aproveitou a oportunidade para castrar a sua gatinha de um ano e sete meses. “Essa ação é muito importante, pois traz mais saúde e qualidade de vida para os nossos pets. Com a castração, a gente também ajuda a evitar doenças. Estou muito feliz, era um sonho castrar minha gatinha”, afirmou.

Já o tutor Gilianilson Pedro dos Santos, morador do bairro Dom Luciano, levou dois gatos para castrar. “Não pensei duas vezes quando soube do mutirão. Corri e fiz o meu cadastro. Dessa forma, além de economizar, estou contribuindo com a saúde dos meus gatos. O mutirão está bem organizado e a gente percebe o cuidado que a equipe tem com os nossos pets. Agora, é esperar a alta e voltar para casa”, disse. 

Moradora do bairro Coroa do Meio, a tutora Daiane Maia, fez questão de chegar no horário agendado para castrar o seu cachorro, que tem 10 anos de idade. “A castração é necessária para evitar reproduções indesejadas. Sem contar que esse procedimento é caro para quem não tem condições. Espero que mais ações como essa sejam desenvolvidas”, ressaltou.

Próximas ações

No próximo dia 30, a Sema realizará mais um mutirão. Até lá, o serviço de castração de cães e gatos continua sendo ofertado através de cadastros feitos na Plataforma