Cultura

Escola de Artes Valdice Teles retoma funcionamento e abre 716 vagas para oficinas

02/06/2021 16h54

A Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Prefeitura de Aracaju gerida pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), está retomando o funcionamento e abriu inscrições para seleção e preenchimento de 716  vagas destinadas às oficinas online de dança, teatro e música, até o dia 9 de junho.

A unidade, que tem como objetivo proporcionar formação artística e cultural aos aracajuanos, passou um período em hiato, devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o retorno da Escola será adaptado à realidade atual, mas com projeto de expansão futuramente.

“A escola já vem há alguns anos fazendo história na área de formação cultural. A retomada agora leva em conta a realidade imposta pela pandemia e, por isso, optamos pela realização das oficinas em formato online, utilizando a tecnologia a nosso favor”, disse Luciano.

O presidente da Fundação antecipou ainda que haverá uma transformação num futuro próximo. “Pensamos em institucionalizar o perfil da escola, ampliando e expandindo a sua formação, contemplando várias vertentes artísticas culturais. Iremos complementar a formação com novas disciplinas e conteúdos, de modo a preparar os alunos da escola para enfrentar desafios, seja no âmbito artístico-pessoal ou profissional”, pontua.

O período das inscrições para ingresso nos cursos e oficinas disponíveis iniciou nesta quarta-feira, 2, e se estende até o dia 9. Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site http://mapa.cultura.aracaju.se.gov.br/, escolher as oficinas e responder um questionário ou enviar algum vídeo de acordo com o curso escolhido. Cada candidato poderá escolher de um a dois cursos. 

As oficinas atendem a todos os públicos (crianças, jovens e adultos), serão realizadas virtualmente e cada curso terá um tempo de duração diferente, podendo ser de dois meses até três semestres.

Serão ofertados cursos de dança contemporânea, afro, forró, dança do ventre, balé clássico, jazz e movimentos. Para teatro, serão realizados cursos de produção teatral, canto e técnicas teatrais. E na música, as oficinas serão de teclado, violão, flauta, canto, ukulele, percussão, gaita, bateria, violoncelo e acordeon, além de uma oficina recreativa para o pessoal da melhor idade. Alguns cursos são oriundos do próprio calendário da Valdice Teles, outros são produtos da Lei Aldir Blanc.

A inscrição é gratuita e a conclusão da oficina dá direito a certificado de participação. Os candidatos que já são alunos da Escola de Artes Valdice Teles devem fazer a renovação da matrícula através do Mapa Cultural de Aracaju, neste mesmo prazo.

Fonte: PMA