Nesta quinta-feira, 7 de setembro, Sergipe celebra os 201 anos da Independência do Brasil com o tão aguardado desfile cívico-militar, sob o céu de Aracaju, na tradicional avenida Barão de Maruim. O governador do Estado, Fábio Mitidieri, acompanhado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, secretários de Estado e demais autoridades, prestigiou, ao lado da população sergipana, essa histórica celebração à democracia e à civilidade.
A comemoração teve início na última segunda, 4, com a abertura da Semana da Pátria promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) junto às escolas da rede estadual de ensino e em instituições públicas. Com o tema "Construindo o Brasil do futuro: preservando a sergipanidade", o espírito cívico tomou conta da rotina dos estudantes ao longo desses dias com uma série de atividades que inspiraram um profundo senso de patriotismo.
No Dia da Independência, a celebração começou com o hasteamento da bandeira do Brasil, conduzido pelo governador Fábio, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), desembargador Ricardo Múcio. O hino nacional brasileiro foi executado pela banda do 28º Batalhão de Caçadores. Em seguida, ocorreu a revista às tropas realizada pelo governador Fábio, dando abertura ao desfile militar, envolvendo tropas a pé, motorizadas, em solo e no ar.
Ao celebrar, pela primeira vez como chefe do Executivo, o Dia da Independência do Brasil - que este ano completa 201 anos -, o governador contou que guarda boas lembranças do 7 de setembro, assim como cada sergipano presente. Ele agradeceu a todos os envolvidos, às Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, à Polícia Civil, à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, que estão participando e, especialmente, às escolas da Rede de Ensino Estadual, municipal e às escolas comunitárias. “Nossos alunos vieram de todo o estado para abrilhantar esse desfile. Portanto, é um dia importante para celebrar a independência do nosso país. Não deixa de ser uma festa da democracia, pois comemoramos a liberdade, celebramos um dia que fica guardado em nossos corações, o qual podemos festejar junto com toda a população. É muito importante termos no desfile que é uma tradição histórica, não apenas as escolas, mas também o Exército, a Marinha, a Aeronáutica, a Polícia Militar, a Civil, o Corpo de Bombeiros. Resgatar esse momento após dois anos sem desfile é uma forma de retribuir à população sergipana que valoriza essa tradição lotando a avenida Barão de Maruim”, expressou Fábio, feliz em fazer parte dessa festa da democracia, da independência.
Uma novidade marcante deste ano foi a realização do desfile em blocos, proporcionando uma experiência prolongada aos espectadores. A organização do evento ficou a cargo da Comissão Organizadora da Semana da Pátria, coordenada pela Seduc e que contou com a participação de instituições cívico-militares e das administrações públicas estadual e municipal de Aracaju. A logística do evento, incluindo estrutura de palanques, trajeto do desfile, pontos de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, fechamento do trânsito, limpeza e monitoramento do trajeto, foi cuidadosamente planejada pela comissão.
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, também acompanhou o desfile e falou sobre a importância de se conhecer a história para enfrentar desafios da administração. “Este é um ato muito importante, pois representa a independência do nosso país, o momento em que o Brasil começou a se constituir enquanto Nação, tornando-se independente de Portugal. A partir daí, fomos crescendo, nos desenvolvendo e assumimos um papel de destaque no mundo. Portanto, comemoramos esta data lembrando do nosso passado, das lutas e conquistas do povo brasileiro, cultuando o amor pelo nosso país e o espírito de nacionalidade. Além disso, celebramos olhando para os desafios futuros que devem ser enfrentados para que possamos avançar em aspectos fundamentais para a existência humana e para que possamos, juntos, tornar o Brasil um país melhor, mais democrático, mais justo socialmente, mais inclusivo e soberano”, afirmou Edvaldo.
Participação das escolas
O desfile cívico contou com a participação de grupos de bandas e pelotões dispostos em três blocos.
Além da Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores - Batalhão Campo Grande, a SecBanda também se apresentou, juntamente com pelotões de alunos da Rede Estadual de Ensino, da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe (Marinha), do 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande (Exército), do Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju/FAB (Aeronáutica), do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e do Comando Geral da Polícia Militar.
“É gratificante ver os nossos alunos reunidos aqui hoje. Quero agradecer ao secretário de Educação, Zezinho, por se empenhar para a concretização desse evento. As escolas de todo o estado vieram participar e estão fazendo um excelente trabalho. Eles ensaiaram muito para estar aqui hoje, e estou ansioso para vê-los, além da alegria que é receber o carinho da população sergipana que veio prestigiar o desfile cívico. Parabéns às escolas, porque estamos aqui para assisti-las, aplaudi-las e comemorar junto com vocês este Dia da Independência, um dia de democracia, um dia em que celebramos o direito à liberdade, pois é isso que o 7 de setembro representa, e desejo que o desfile de hoje seja o resgate dessa tradição, tanto por parte das escolas como de todos nós”, ressaltou o governador Fábio.
Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, quando há um sentimento profundamente de pertencimento e patriotismo enraizado no coração de cada sergipano e sergipana. “Desde cedo, vemos a avenida Barão de Maruim lotada de pessoas que vêm prestigiar o desfile de 7 de setembro e homenagear as Forças Armadas, os homens e mulheres que dedicam suas vidas à defesa de nossa pátria e sociedade. Hoje, temos a oportunidade de expressar nosso respeito e gratidão a eles. Reconhecemos sua importância estratégica na preservação da sociedade civil e na manutenção da vida produtiva em nosso estado. Isso é o que transborda no coração de todos nós. Além disso, é gratificante e lindo ver a participação ativa das escolas públicas sergipanas, estaduais e municipais, unidas neste momento significativo. Estamos felizes com o envolvimento de todas as escolas públicas”, disse Zezinho.
Celebrando a Pátria
O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, destacou a oportunidade de enaltecer o amor à patria e a cidadania. “É um momento especial, pois é uma data em que celebramos a independência do nosso país, um momento de valorizarmos ainda mais os nossos símbolos nacionais e promover a cidadania. Por isso, a Polícia Militar está presente nessa solenidade participando efetivamente do desfile e garantindo a segurança das pessoas que vieram até aqui prestigiar esse momento".
Maria Nailza, moradora do bairro Salgado Filho, em Aracaju, tem o costume de assistir ao desfile cívico-militar desde a infância. Hoje, acompanhada por suas amigas, ela compartilhou a importância desta data especial. "É a Semana da Pátria, e é uma ocasião que merece ser celebrada. Desde que era criança, eu costumava vir com meus pais, e quando cresci, passei a vir sozinha para assistir ao desfile. É realmente algo maravilhoso, especialmente quando vemos o Exército em uniforme, os militares, a Marinha. É tão lindo que chega a me arrepiar só de vê-los passa”.