"Estou muito satisfeita com essa obra, resido no Conjunto Beira Mar e trafego sempre por aqui. A via estava necessitando desses serviços, pois os buracos atrapalhavam o deslocamento, agora está muito diferente, bem melhor". O contentamento da artesã e publicitária, Jande Marques, 27 anos, se assemelha às opiniões das centenas de condutores que trafegam, frequentemente, pela Avenida Melício Machado (SE-050), localizada em trechos da Zona Sul e da Zona de Expansão da capital sergipana.

Iniciada em 23 de abril, a obra realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), recebeu investimentos na ordem de R$ 2.737.227,76, oriundos do Tesouro Estadual, e se mantém célere em suas atividades apesar das fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas.

A intervenção compreende a revitalização de 4 km de extensão da rodovia (16 metros de pistas de rolamento, sendo 8 metros em cada sentido da via), tendo início  na interseção com a Avenida Júlio César Leite até o final da duplicação, paralelo à esquina com a Avenida José Vicente de Almeida, onde foram e ainda estão sendo executados fresagem, recapeamento, regularização, serviços e correção de drenagem, limpeza de sarjetas, aplicação de camada asfáltica, e por fim caiação de meio-fio e sinalizações vertical e horizontal, sendo que após a sua conclusão, será entregue à Prefeitura Municipal de Aracaju.

Trabalhos 

De acordo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o andamento da obra é satisfatório. "Iniciamos os serviços há um mês, e, mesmo com a incidência de chuvas acima da média nas últimas semanas, imprimimos celeridade nas execuções das atividades nos dias de tempo firme e já executamos a fresagem e aplicamos a camada asfáltica em 3,8 km de uma das faixas de rolamento no sentido Bairro Atalaia/Mosqueiro", revela.

Ubirajara Barreto detalha o andamento das ações. "Na faixa ao lado, também realizamos a fresagem e já temos 3 Km de asfalto aplicado, ao tempo em que também estamos fazendo a correção de drenagem nos trechos asfaltados, a fim de que as águas pluviais não formem poças na via, de modo que a obra já totaliza 50% de execução. Nos próximos dias iniciaremos os trabalhos em uma das faixas no sentido Mosqueiro/Bairro Atalaia, e, posteriormente, na faixa paralela", afirma.
 
Segurança na trafegabilidade

Tendo a avenida como rota diária de tráfego, o motorista de aplicativo, Diego Gomes, 33 anos, está contente com a revitalização da via. "Já está ficando muito bom, passo por aqui diariamente e os buracos deixavam a trafegabilidade desordenada, éramos obrigados a fazer desvios e corríamos muitos riscos, quando estiver pronta, vai melhorar bastante", afirma o autônomo.

Ainda segundo o secretário da Sedurbs, a obra assegurará fluidez do trânsito na região. "A revitalização da avenida é mais uma entre as diversas ações de melhorias na malha viária estadual que vem sendo realizada pelo Governo de Sergipe. A via é essencial para o deslocamento a diversos loteamentos, condomínios residenciais da Zona de Expansão e aos bairros Areia Branca, Mosqueiro e Povoado São José e as praias do Litoral Sul, e, uma vez recuperada, garantirá segurança e comodidade a quem transita por ela", afirma Ubirajara Barreto.