No dia 17 de maio, das 10h às 12h, o Memorial de Sergipe Prof Jouberto Uchôa realizará um evento em comemoração à 22ª Semana Nacional de Museus. Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa: Diálogos sobre as Coleções do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa", esta iniciativa tem como finaliade promover discussões significativas sobre a relação entre museus, educação e pesquisa, destacando o importante papel das instituições culturais na sociedade.

O evento contará com uma mesa redonda composta por renomados pesquisadores, incluindo Matheus Kaltner e Kadja Albuquerque, que compartilharão suas experiências e insights sobre pesquisas realizadas a partir de acervos do Memorial, que posteriormente se tornarão exposições. 

O objetivo do evento é dar aos participantes a oportunidade de explorar as coleções do Memorial de Sergipe, mergulhar na cultura local e ampliar seus conhecimentos, por isso, nesta data o acesso ao memorial será gratuito.

Além disso, os participantes terão a chance de garantir um certificado de 02 horas de participação, fornecido pelo Memorial de Sergipe, enriquecendo ainda mais seu currículo acadêmico e profissional.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através do número (79) 98108-1866 ou na recepção do Memorial no dia do evento. 

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, destaca-se como um evento de grande relevância para a cultura do Brasil, congregando museus e instituições culturais de todo o território nacional em uma programação especial.

Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a edição deste ano incita importantes reflexões sobre a interseção entre museus e esses pilares essenciais para a sociedade.

Entre os dias 13 e 19 de maio, a 22ª Semana Nacional de Museus abrirá suas portas para a participação de museus, instituições de memória, espaços culturais e centros culturais brasileiros.

Memorial de Sergipe: Um Espaço Aberto para Pesquisadores de Todo o Brasil

O Memorial de Sergipe é mais do que um local de visitação; é um espaço dinâmico e acolhedor para pesquisadores de todo o país. Abrindo suas portas para estudos e oferecendo acesso ao seu rico acervo, o Memorial busca fomentar pesquisas e ampliar o conhecimento sobre a cultura, arte e história sergipana.

Com um vasto conjunto de materiais e documentos históricos, o Memorial incentiva ativamente a prática da pesquisa, promovendo um diálogo contínuo entre acadêmicos, historiadores e estudiosos interessados na herança cultural do estado e nomes sergipanos.