A possível mudança da Avenida Nestor Sampaio para o sentido de mão única vem gerando bastante desconfiança entre os comerciantes da região. Algumas comparações também estão sendo feitas, isso porque, há mais de cinco anos, uma mudança muito semelhante ocorreu na rua Rafael de Aguiar, no bairro Pereira Lobo, e o resultado dessa alteração não trouxe muitos benefícios para o comércio daquela região.

Assim como na Avenida Nestor Sampaio, a rua Rafael de Aguiar sempre teve um grande fluxo de veículos e pessoas diariamente. No entanto, com a alteração da via para mão única, o movimento foi reduzido e implicou na queda econômica dos comércios do local. As histórias de comerciantes que faliram ou precisaram fechar temporariamente o seu comércio na época, são muito populares e conhecidas por muitas pessoas. 

O comerciante Antônio Mendonça, empresário há 36 anos nas áreas de revenda de combustves, emporium e farmácia, localizados na Avenida Nestor Sampaio, diz já ter ouvido vários relatos e teme que aconteça a mesma situação com ele, caso a avenida realmente seja alterada.

 “Conheço várias histórias de comerciantes que fecharam seus negócios por conta da queda no movimento. Os meus três comércios ficam localizados na esquina da Avenida Nestor Sampaio. Além disso, a quantidade de comerciantes dessa avenida é bem maior do que na rua Rafael de Aguiar, consequentemente mais pessoas serão afetadas. Temo que as histórias que já ouvi dos comerciantes da Rafael de Aguiar, se repitam com os comerciantes da da Nestor Sampaio”, enfatiza o comerciante. 

Durante esses 36 anos de comércio, de acordo com seu Antônio, essa é a primeira vez que ele vê os seus negócios serem ameaçados por uma possível alteração de via, que comprometerá toda a economia. “Me sinto mal em pensar nessa possível mudança, acredito que qualquer comerciante que ver o movimento ser reduzido, se sente assim. Com a mudança da via e redução do movimento, só consigo pensar em lojas fechando e empregos sendo perdidos”, diz o comerciante.