Pontes são infraestruturas que têm o objetivo de interligar dois pontos separados por condições naturais (rios, vales e outros obstáculos). E é pensando em diminuir as barreiras para o desenvolvimento socioeconômico que o Governo de Sergipe tem investido em obras que melhorem cada vez mais a fluidez no trânsito e o dia a dia dos sergipanos. 

São novas conexões entre as pessoas e o progresso do estado. Na capital sergipana, duas novas pontes cumprirão essa função. A ponte Tancredo Neves (no bairro Inácio Barbosa)/Coroa do Meio recentemente passou pela fase de sessão pública de licitação. Essa é mais uma etapa do processo para divulgar o relatório técnico de análise da documentação de habilitação do complexo viário. A obra representa um investimento total na ordem de R$ 400 milhões.

Já a segunda ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, cujo projeto está na fase de estudo, tem a finalidade de facilitar, ainda mais, a integração e o desenvolvimento da grande Aracaju. Para essa obra estão previstos R$ 280 milhões de investimentos, que devem impactar na movimentação econômica do estado e facilitar o trânsito na região que está em expansão mobiliária. Além disso, os investimentos impactarão no turismo, já que vão otimizar a interligação do litoral sul ao litoral norte do estado, favorecendo diretamente ao desenvolvimento do setor, já que o litoral sergipano tem um grande potencial turístico.

São obras que marcam um novo tempo com a retomada da construção civil sergipana como um dos setores que mais geram empregos. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, as obras vão contribuir para a mobilidade dentro do estado e, também, nas cidades. Sobre a ponte que interligará os bairros Inácio Barbosa, pela Avenida Tancredo Neves, e Coroa do Meio, em Aracaju, o secretário disse que essa será a maior obra urbana do país em licitação. “A obra, que já tinha um projeto, está em processo de licitação. O projeto foi atualizado e revisado para que se minimizasse qualquer tipo de equívoco em relação ao projeto. Então, agora, nós estamos em fase de recurso, da fase de habilitação, para posteriormente após a análise do recurso, das contra razões a esse recurso, se homologar a decisão da habilitação e aí sim, partir para a abertura das propostas de preço”, pontuou. 

Já com relação a obra que vai interligar a capital sergipana a cidade vizinha, Barra dos Coqueiros, Luiz Roberto destacou que trará diversos benefícios. “A nova ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros vai contribuir em especial para o desenvolvimento econômico, com o desenvolvimento do turismo, dando mais segurança também a quem circula próximo a essas pontes, seja em avenidas ou rodovias”, destacou. 

Sobre a necessidade do processo antes da efetivação da obra e passar por estudos técnicos, econômico, ambiental, além do relatório de impacto ambiental, Luiz Roberto explicou que o levantamento visa confirmar a demanda, uma vez que já existe uma ponte fazendo essa interligação. “Esses estudos levantarão a necessidade da construção dessa ponte, indicarão a melhor localização, apresentarão um estudo de tráfego em relação ao que se circula Aracaju/Barra, Barra/ Aracaju, qual a origem desses usuários que passam pela atual ponte…uma série de fatores que serão identificados e que, com certeza, confirmarão essa necessidade”, informou. 

Além dessas pontes na capital, o interior do estado também está sendo contemplado. Sergipe tem se tornado, assim, um verdadeiro canteiro de obras. Entre elas, estão construções em Siriri, Itaporanga d’Ajuda, além da já entregue ponte sobre o rio Jabiberi, que liga os municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. 

População 

O personal trainer André Santana precisa se deslocar diariamente de um bairro para o outro para atender seus alunos e, em horários de pico, tem sofrido com a intensidade do trânsito na ponte Godofredo Diniz, localizado no bairro Coroa do Meio. “Tem horas que o trânsito fica impraticável e acredito que com mais essa opção de ponte vai distribuir mais o fluxo de carros. Para levar meu filho na escola, por exemplo, tem dias que eu demoro mais de uma hora num percurso que quando o trânsito está tranquilo eu demoro 15 minutos, por conta dessa única via de acesso, o que faz com que o trânsito fique caótico”, afirmou.

Com a entrega das pontes em Aracaju, a vida do servidor público João Amaral também deve mudar para melhor. “A ponte Tancredo Neves/Coroa do Meio vai trazer diversos benefícios entre eles, facilitar o trânsito já que a ponte Godofredo Diniz não tem suportado”, analisou. Já com relação à nova ponte Aracaju/Barra, João disse que vai trazer fluidez para o trânsito nos bairros Industrial e Centro. “E com certeza que até para o incremento de turismo para nossa região vai ser interessante. A gente vai ver muito equipamento urbano sendo revigorado aqui para atender essa questão do turismo. Eu acredito que vai ser muito benéfico”, reforçou. 

Morador do bairro Coroa do Meio, o treinador de corrida de rua Bruno Oliveira relatou que o engarrafamento que enfrenta tem sido constante e atrapalha o seu dia a dia. “Quem sai da Coroa do Meio e precisa se deslocar para outras regiões da cidade fica preso no trânsito”, lamentou. Bruno também vai constantemente para o município da Barra dos Coqueiros para trabalhar e garante que o único acesso diante do grande movimento de veículos e pessoas, causa diversos transtornos. “Eu mesmo trabalho na Barra dos Coqueiros também e para deslocar da Coroa do Meio até a Barra dos Coqueiros pego um engarrafamento muito grande. Então, com certeza essa nova ponte vai facilitar muito o meu trânsito para o trabalho e assim também desafogar o tráfego aqui na cidade”, comemorou.