Além da alegria dos foliões, o período carnavalesco na capital sergipana ficará marcado pelas ações de limpeza nos espaços públicos. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), colocou o seu bloco na rua em uma operação que resultou no recolhimento de 20 toneladas de resíduos. 

Nesse contexto, durante os quatro dias de festa, foram mobilizados cerca de 220 profissionais que trabalharam para garantir o bem-estar de aracajuanos e turistas. Para o tradicional Rasgadinho, por exemplo, um dos maiores eventos momesco da cidade, com atividades entre cortejos e shows nos bairros Cirurgia e Suíssa, o esquema operacional diferenciado ocorreu, diariamente, durante e após a passagem do bloco. 

Nesta quarta-feira, 14, por volta das 6h da amanhã, oito equipes retornaram aos locais do trajeto para fazer o repasse final com a varrição, coleta do lixo e lavagem das vias. Pouco tempo depois, trechos das avenidas Hermes Fontes, Pedro Calazans e áreas do entorno da Praça da Bandeira já estavam limpas.

“Como o Rasgadinho ocorre em uma região central que interliga diversas localidades de Aracaju, montamos uma estratégia para dar celeridade aos serviços de limpeza liberando o fluxo de pedestres e veículos o quanto antes. Assim, designamos mais de dez equipes por dia atuando nos três turnos, além de 80 containers distribuídos ao longo do percurso para o descarte de lixo. A Prefeitura, através da Emsurb, se preparou para que essa festa fosse um sucesso, assim como em anos anteriores”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

O presidente ressaltou ainda que o êxito nas operações de limpeza atingiu também as demais áreas da cidade que não ficaram desassistidas. Os agentes estiveram empenhados em áreas da zona Sul e Norte, onde os chamados bloquinhos de rua animaram os moradores, como As Mariposas, no São Carlos, e Revoada, no bairro Santa Maria. 

“Como tivemos uma grande quantidade de eventos, muitos acontecendo simultaneamente, a Emsurb realizou um planejamento minucioso, de forma que o cronograma de ações diárias de limpeza urbana fosse cumprido em sua totalidade. Por isso, além das festividades com grande concentração de público, nossas equipes percorreram também roteiros alternativos, de modo que nenhum bairro da cidade ficasse com os serviços de limpeza prejudicados”, complementou Bruno Moraes.