Tendo a valorização cultural como uma de suas principais características, a Feirinha da Gambiarra reúne uma série de artistas locais, que vão desde os expositores até às bandas e atrações que se apresentam no evento. Na 26ª edição, que acontece domingo, dia 10, na Praça Zilda Arns, a diversidade artística musical do evento será representada pela banda Os Faranis e, como atração para o público infantil, o grupo Pezinho de Colina.

Formada na capital sergipana, no ano de 2013,  a banda Os Faranis possui um perfil eclético e irreverente. Em  seu repertório, trás um som característico da música brasileira, em uma mistura de vários gêneros, como pop, soul, reggae, salsa, cumbia, e ritmos regionais como xote, baião e maracatu. 

Destacando a participação na Feirinha da Gambiarra como algo muito gratificante, o vocalista Gabriel Farani ilustra o evento como um espaço de encontro de gêneros e culturas. Ele conta que todo o cenário da Feirinha e o que ela transmite, acaba influenciando também no repertório que a banda prepara para sua apresentação.

“Para nós, participar da Feirinha é uma honra, muito gratificante. Lá a gente consegue perceber, consegue sentir, que é o encontro de todos os gêneros, todas as tribos e a gente também sente uma energia bem familiar. Então, é uma mistura bem bacana, que acaba até sendo curioso, na maneira que a gente monta nosso repertório, a maneira da entrega do nosso show. Acho que é uma experiência muito boa”, relata o vocalista da Os Faranis.


Ele pontua ainda que o evento tem um papel muito significativo, pois  dá oportunidade aos pequenos empreendedores de mostrarem seu trabalho, e aos artistas de mostrarem sua arte. “Isso aqui em Aracaju é difícil. Achamos bem bacana mesmo essa proposta da Feirinha, por isso até que vamos tocar, porque somos uma banda sergipana, vivemos da arte há oito anos e a Feirinha sempre contribuiu para isso, nos convidando para tocar, fomentando a música sergipana”, afirma Gabriel Farani. 

Quanto à apresentação de domingo, o músico revela grandes expectativas e novidades no repertório. “Estamos com uma expectativa muito grande para esse show, porque já tinha um tempo que havíamos tocado na Feirinha e a banda já deu uma mudada. O público pode esperar um show bem frenético , bem para cima, bem irreverente, com algumas novidades de músicas sergipanas”, conta. 

Originada da banda de forró Pé de Colina, a Pezinho de Colina, projeto musical voltado para o público infantil, fará o primeiro show do evento.  A banda surgiu no ano de 2018, se apresentando oficialmente em um show filantrópico. No palco da Feirinha da Gambiarra pela segunda vez, o grupo irá apresentar um repertório voltado aos pequenos, mas também convidativo aos adultos.


“Participar da Feirinha da Gambiarra é uma emoção muito grande, porque nós já fizemos em 2019 a Feirinha lá na Sementeira. Foi um show grande e retornar é sempre uma emoção. É uma honra termos sido convidados. Será nosso segundo show e a emoção é a mesma. Um frio na barriga, a interação com a platéia. Ficamos muito felizes”, diz Ítalo Francesco, vocalista do grupo.

Para a apresentação, ele promete um show que despertará no público sua criança interior. “Domingo vai ser um dia muito especial. Um dia que a gente vai botar o público para cantar, dançar, crianças de todas as idades, de 8 a 80, podem chegar lá. Sempre bolamos uma novidade e buscamos interagir com as crianças. E nós vamos colocar os pais para trabalhar. As pessoas vão ver a Pezinho chamando para o despertamento de sua criança interior”, convida ítalo Francesco.

Foto: Rafael Borgato