Com a proximidade do Pré-Caju, que retorna este ano, sendo realizado nos dias 4 a 6 de novembro, a Prefeitura de Aracaju já se prepara para estabelecer o ordenamento dos espaços públicos da Orla da Atalaia, local onde a festa acontecerá. Desta forma, foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 14, uma visita técnica ao local que marcará a retomada da maior prévia carnavalesca do país, contando com a participação de representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), entre outros órgãos e entidades.
Com o objetivo de alinhar as ações necessárias para a realização do circuito carnavalesco, o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que, com a retomada dos grandes eventos na cidade, a administração municipal trabalha para dispor das áreas públicas de acordo com as demandas de cada festividade, a exemplo do desfile de blocos no percurso de três quilômetros, na avenida Santos Dumont.
“O nosso intuito é organizar a distribuição dos espaços, desde a proteção das áreas verdes e monumentos, delimitação dos pontos de venda para o comércio ambulante a ações de limpeza, de modo a garantir a tranquilidade e conforto para aqueles que irão aproveitar a festa. Por isso, a importância de estarmos alinhados com os demais órgãos e secretarias, a exemplo da Polícia Militar, para facilitar o processo de segurança na avenida”, enfatiza Bruno Moraes.
Ainda segundo o presidente da Emsurb, foram observadas as situações pontuais que envolvem o apoio logístico necessário para o êxito da festividade.
“Nosso setor técnico identificou, também, os locais que serão fechados, como alguns canteiros e monumentos e entorno dos camarotes, para evitar que o afunilamento da pista em determinados trechos prejudiquem a agilidade no atendimento à população”, pontua o gestor.
O secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que, além do suporte na estrutura do evento, a Prefeitura atuará com uma operação inovadora nas bases de segurança.
“Todas as bases que servirão na logística para as equipes de apoio que trabalharão durante a festa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, SMTT, contará com uma estrutura diferenciada, inclusive, com câmeras de identificação facial, de maneira que o monitoramento e casos de prisão em flagrante sejam efetuados em ações integradas em todo o percurso”, salienta Silvio.
Além disso, as questões de mobilidade durante a realização do evento também foram mapeadas, conforme explica o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Thiago Alcântara.
“Todo o planejamento da gestão foi elaborado com o objetivo de garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos que participarão do evento, como também evitar transtornos para aqueles que residem ou transitam pela localidade”, acentua Thiago.
Para o membro da comissão organizadora do Pré-Caju, Yuri Rocha, o encontro in loco serve para que todos estejam certificados e com os ajustes necessários para que o evento ocorra de forma segura e, assim, todos os foliões possam aproveitar ao máximo o retorno do Pré-Caju.
“Toda semana estamos nos reunindo, mas essa foi uma reunião in loco para ver todo o planejamento, certificando tudo em cada área. Hoje, a gente fez todo o percurso, do início da concentração até o final, analisando tudo, fazendo os ajustes necessários para que a população tenha mais segurança e conforto, que todos possam vir brincar nesse Pré-Caju com muita alegria”, destaca Yuri.
A vistoria contou, ainda, com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), bem como das Polícias Civil e Militar de Sergipe, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Grupo Energisa.