Com o objetivo de evitar aglomerações e, desta forma, interromper a livre transmissão do coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensifica as fiscalizações nesta quarta-feira, 17, aniversário da capital.

A medida dialoga com o momento difícil pelo qual passa o município e todo o país, com aumento significativo do número de novos casos registrados de Covid-19. Neste feriado, a vigilância mais intensa se dá na região das praias, para garantir o cumprimento dos decretos.  

“O objetivo dessa operação é fazer cumprir os decretos do Governo e do município de Aracaju no que tange a não abertura de bares e restaurantes e a interdição das praias para qualquer tipo de prática, com o objetivo de diminuir a aglomeração de pessoas e garantir a diminuição consequente da transmissão da Covid-19”, explica o secretário da Defesa Social e Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.

Sete viaturas da Guarda Municipal estão posicionadas de maneira a vigiar toda a extensão do litoral aracajuano, da Coroa do Meio até o Viral. Além disso, os terminais de integração, sobretudo o da Atalaia, também contam com vigilância especial.

O trabalho é feito de maneira integrada pelos órgãos ligados à Semdec, Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, que permanecerão patrulhando a cidade e orientando os cidadãos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado, em caso de desobediência, a pessoa será encaminhada à delegacia para lavratura do auto de violação dos decretos, o que caracteriza crime contra a saúde pública.   

Toque de recolher

A partir das 18h, as viaturas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) fiscalizarão o fechamento do comércio, levando em consideração as medidas previstas nos decretos do governo Estadual e Municipal. A partir das 20h, quando começa o período determinado para o toque de recolher, também haverá ação ostensiva da Guarda nos diversos locais da cidade, para que as pessoas que ainda estiverem circulando sejam orientadas a voltar para casa.

Fonte: PMA