Para manter a qualidade das vacinas fornecidas à população pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju investiu R$171 mil na aquisição de duas câmaras frias. Os equipamentos possuem capacidade de armazenamento de cerca de 6,1 milhões de doses cada, em uma temperatura de 2°C a 8°C, e são fundamentais para a melhor conservação e garantia da eficácia dos imunobiológicos (vacinas).

Com esses equipamentos, a SMS ampliará e dará celeridade às campanhas de imunização, a exemplo da vacinação contra a covid-19 e a da Influenza, prevista para abril, de acordo com o Ministério da Saúde.

As câmaras são de responsabilidade da Rede de Frio, setor utilizado pela Secretaria para manter e distribuir vacinas dentro de temperaturas adequadas, garantindo a qualidade no acondicionamento dos imunobiológicos.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da SMS, Ana Paula Machado, a aquisição das câmaras frias tem o propósito de gerenciar riscos.

“O uso de câmaras minimiza a perda de vacinas por situações adversas, como a interrupção de energia elétrica, e garantem a conservação adequada até o momento em que a vacina é administrada, promovendo o controle e eliminação de doenças”, explica. 

Já a coordenadora de Infraestrutura da SMS, engenheira Carla Christine Santos, informou que as câmaras frias possuem tecnologia capaz de garantir segurança em situações de oscilações da rede, blecautes e outros eventos. 

“Cada câmara fria tem capacidade para 43.5 metros cúbicos e pode conservar 6.105.600 doses. A estrutura, além de melhorar a qualidade no armazenamento de vacinas, faz com que o Município tenha capacidade para receber com segurança muitas doses da vacina sem risco de perda”, enfatiza.

Fonte: PMA