A Prefeitura de Aracaju divulga, nesta segunda-feira, 4, as ações de combate ao Aedes aegypti que serão desenvolvidas nos bairros ao longo desta semana. A mobilização busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) farão visitas noturnas às residências, das 19h às 22h, para eliminação de criadouros do mosquito. Nesta segunda, dia 4, a ação será no bairro Farolândia. Já na terça-feira, 5, o bairro contemplado será o Aeroporto. Nos dias 6 e 7, quarta e quinta-feira, esta ação será desenvolvida no bairro Coroa do Meio.

Na terça-feira, 5, no bairro Dom Luciano, os agentes também aplicarão o fumacê costal. Essa mesma ação está prevista para ser executada na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, no bairro Luzia.

 

“Na aplicação, cada dupla de agentes atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Durante as ações, os agentes incentivam as pessoas a participar ativamente do combate ao mosquito, pois cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências.

Mutirão

No próximo sábado, dia 9, será realizado mais um mutirão, desta vez no Porto Dantas. “Segundo o quinto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o índice neste bairro é 2,8 (médio risco). Os trabalhos do mutirão serão iniciados a partir da UBS Porto Dantas, localizada na rua rua Antônio dos Santos, 468”, acrescentou Jeferson.

Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou quinze mutirões aos sábados, nos bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial, Dom Luciano, Pereira Lobo, Cidade Nova, Palestina e Jardim Centenário.

PMA