Causador de diversas doenças graves, o tabagismo é uma doença crônica caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo excessivo de tabaco. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza à população o Programa de Combate ao Tabagismo, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos). 

Ao procurarem o serviço, os cidadãos passam por uma consulta com uma médica pneumologista, recebem medicação gratuitamente e recomendações. De acordo com a médica pneumologista Ana Paula Argolo, o tratamento utiliza a abordagem cognitivo-comportamental para entender os motivos do vício e dura, em média, de oito a dez semanas. 

“Além disso, o programa atende, também, casos de recaída, garantindo o acompanhamento do paciente em todas as fases. Com o auxílio adequado é possível vencer o vício. Toda pessoa que um dia escolheu fumar tem o direito e pode escolher parar de fumar. Não é porque fuma há muito tempo, ou porque fuma muito, que não será possível parar de fumar. Nosso trabalho é orientar e dar suporte nesse processo”, explica.

Segundo a coordenadora do programa, Nazaré Aragão, todo o processo é realizado, sobretudo, como uma forma de acolhimento. “Parar de fumar, assim como se livrar de qualquer outro vício, é um desafio, e o programa não existe para julgar as pessoas, mas para acolher suas dores e tratar, dentro daquilo que essas pessoas se permitem fazer, afinal, tem que haver a vontade delas para que funcione”, enfatiza. 

Acesso ao serviço

O serviço, porta aberta, é ofertado no Cemar do Siqueira Campos, situado na rua Bahia, s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados precisam residir na capital e apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: PMA