Dois dias após incêndio que atingiu a ala de tratamento covid-19 do Hospital Nestor Piva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), após inspeção técnica, retomou os atendimentos na unidade hospitalar no final da tarde de domingo (30). Desta forma, nesta segunda-feira, 31, a unidade continua a receber e tratar enfermos. A ala atingida pelo incêndio passa por processo de reconstrução.

O atendimento aos pacientes com covid-19 está ocorrendo no container, que foi realocado para a área externa ao fundo da unidade. A estrutura disponibiliza ala de estabilização com cinco leitos; de enfermaria, com nove leitos; e de observação.

Para retomar as atividades, a administração municipal mobilizou uma força-tarefa para reequipar as alas não atingidas pelo incêndio. “O atendimento foi todo regularizado, o hospital está aberto, tanto o atendimento geral, quanto clínico, cirúrgico, ortopédico e a área covid-19. Desde ontem à noite o Nestor Piva está recebendo pacientes, voltando a sua regularidade. Apenas a área que foi atingida pelo incêndio está isolada, com equipes trabalhando na sua reconstrução para que esteja disponível à população o mais rápido possível”, explica a secretária da Saúde de ARacaju, Waneska Barboza.

Incêndio
Na sexta-feira (28) ocorreu um incêndio no Hospital Nestor Piva, iniciado na sala de prescrição médica da ala covid. No momento, havia 41 pacientes na unidade, sendo 24 internados nesta ala, 14 na ala de internação geral e três em observação.

Por causa das chamas, foi necessário evacuar e isolar toda a unidade, sendo necessário remover os pacientes e profissionais. Quatro pacientes foram a óbito, todas mulheres, com idade entre 49 e 77 anos. Três delas faleceram no local e uma durante a transferência.

Paralelamente, a Central de Regulação da SMS articulou a liberação de leitos tanto na rede municipal quanto nas redes estadual e particular de saúde. Das pessoas transferidas da UPA, entre pacientes e profissionais, cerca de 60% foram absorvidas na própria rede municipal, cuja capacidade de atendimento, ampliada pela Prefeitura em 90% entre janeiro e maio deste ano, tem evitado a desassistência em saúde da população durante a pandemia.
 
Com taxa de ocupação dos leitos de retaguarda inferior a 55%, na sexta-feira (28), a rede municipal dispunha de estrutura suficiente para atender a demanda emergencial decorrente do fechamento temporário dos leitos do Nestor Piva.

Dos 31 pacientes que permanecem internados, seis estão no Hospital Universitário, dois estão na Unidade de Tratamento para Queimados, três na retaguarda municipal no Huse, três no Fernando Franco, dois no HPM, dez na retaguarda municipal do Santa Isabel, quatro no Cirurgia.

Fonte: PMA