Com apoio de equipes intersetoriais do Município e do Estado, a Secretaria da Saúde de Aracaju está prestando todo o suporte necessário à operação de transferência de pacientes e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva após um incêndio, prontamente controlado, na manhã desta sexta-feira, 28, atingir as alas clínica e covid do hospital. 

A gestão municipal está em tratativas buscando nova unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência em saúde aos aracajuanos. 

Em decorrência da necessidade de evacuação e isolamento total da UPA, 35 pacientes que estavam internados na unidade foram transferidos para os hospitais de Urgência (Huse), da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício. Demais usuários do SUS que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo SAMU. Quatro pacientes vieram a óbito. 

De maneira emergencial, a pediatria do Hospital Fernando Franco foi adaptada para atendimento clínico; mantendo-se, contudo, os atendimentos pediátricos na unidade. 

O reabastecimento de oxigênio nos leitos municipais está garantido pela empresa que fornece o produto e a Secretaria Municipal da Saúde está ampliando as escalas de trabalho para assegurar a assistência necessária à população aracajuana nos equipamentos da rede municipal de Saúde.

No Nestor Piva, acompanhando de perto a situação, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, solidarizou-se aos pacientes e seus familiares e garantiu todo o empenho necessário para garantir o devido atendimento a todos que precisaram ser transferidos.

A Prefeitura de Aracaju estruturou espaço para atendimento psicológico e de informações  para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público.

Fonte: PMA