A ação reafirma o compromisso do shopping com a comunidade local e sua conexão com a história de Aracaju

O RioMar Shopping, um dos principais empreendimentos da capital sergipana está prestes a comemorar seu 35º aniversário. Para marcar esse momento tão especial, o centro de compras lançou o projeto ‘Aracaju, Encantos e Encontros’, uma ação cheia de representatividade, que celebra o aniversário de Aracaju e os grandes encontros que sempre marcaram a trajetória do RioMar no decorrer desses 35 anos.

A partir desta sexta (15), o mall apresenta três esculturas com a marca desenvolvida para comemorar os 35 anos do shopping, impressas com elementos simbólicos da cidade e a história do próprio shopping. As peças, assinadas por artistas sergipanos e jovens talentosos do Instituto JCPM, trazem imagens de pontos marcantes de Aracaju, assim como suas belezas naturais e biodiversidade.  

Fábio Sampaio, renomado artista plástico, Larissa Vieira, conhecida pelo seu trabalho no coletivo Mundo Negro e sete jovens do Instituto JCPM uniram suas habilidades e criatividade para imprimir nas esculturas os elementos que fazem de Aracaju um lugar único. Cada escultura foi transformada em uma verdadeira obra de arte, representando não apenas os 35 anos do RioMar Shopping, mas também a rica cultura e identidade da cidade.

Durante todo o ano, as obras estarão estrategicamente posicionadas pelo shopping, convidando os visitantes a apreciarem e interagirem com elas. Além disso, a ação foi pensada para ser instagramável, ou seja, perfeita para registros fotográficos que poderão ser compartilhados nas redes sociais.

O RioMar Shopping reafirma seu compromisso com a comunidade local e sua conexão com a história de Aracaju. Essa homenagem é um convite para que todos celebrem juntos esses marcos importantes, enquanto apreciam a beleza e a criatividade que permeiam cada obra de arte.

Sobre as obras

Um Rio Verde num Mar Azul  - Fábio Sampaio

O trabalho atravessa fragmentos de uma paisagem imaginária para recompor um mapa simbólico onde o rio, o céu, o mangue e o mar se misturam. Peixes e outros elementos da poética visual de Fábio Sampaio condensam um encontro da natureza com o urbano e a presença da arte contemporânea.

Do Rio ao Mar, Aracaju e os seus símbolos culturais  - Vanessa Vieira

 A obra reverencia símbolos culturais sergipanos distribuídos na cidade de Aracaju, no traslado entre o rio e o mar. Da orla de Atalaia até o mercado municipal de Aracaju, mergulhamos em um mar de signos que demarcam nossa identidade. Figuras, esculturas, arquitetura, transporte marítimo popular e paisagem natural, são subsídios criativos que surgem na obra, criando uma narrativa visual sobre estar imerso cultural e geograficamente entre o encontro das águas.

RioAju - Alunos do IJCPM

Os alunos do IJCPM de Compromisso Social tiveram como inspiração recursos como o icônico relógio do Mercado Central, o centenário Farol da Coroa do Meio, o patrimônio cultural Tototó e o monumento Arcos da Orla, enaltecendo a ancestralidade, a cultura e a arte do povo aracajuano. A obra também reverencia o caranguejo e o caju, elementos que refletem a riqueza natural e biodiversidade sergipana. Participaram da intervenção artística os alunos: Clara Stephanny de Jesus Santos da Silva, Fabrício Santos Souza, José Bento de Santana Neto, Jhully Agne Oliveira dos Santos, Laisson Macedo, Luís Felipe Farias Fernandes e Sophia Mendonça Guedes. Os alunos foram orientados por Milton Coelho, professor de artes Relicto, através da parceria entre a escola e o IJCPM.