Às 6h11 do dia 1° de janeiro, a moradora do bairro Coroa do Meio, Caitiana Jesus dos Santos deu à luz à bebê Sara, que é a primeira aracajuana nascida na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) em 2024. Pesando 3,555 kg, Sara veio ao mundo em um parto acompanhado pela doula Ana Angélica Costa; por Cristina Oliveira, comadre da parturiente; e por uma equipe multidisciplinar de profissionais da MMLN.

"Eu soube da maternidade pela televisão e por conhecidas que tiveram bebê aqui e falaram muito bem. Além disso, a doula que me acompanhou na gestação também costuma orientar muitas mães a escolher a Maternidade Lourdes Nogueira. Todo o atendimento foi muito bom, desde a recepção até a hora do parto, e todos foram muito atenciosos. Só tenho a agradecer", afirmou a mamãe, que já tem um filho de 18 anos e e fez todo o pré-natal na Unidade de Saúde de Família (USF) Hugo Gurgel, também no bairro Coroa do Meio. 

Referência

A doula Ana Angélica complementou afirmando que a recomendação que faz às gestantes que acompanha se deve justamente à metodologia de atendimento da Maternidade Lourdes Nogueira. "Aqui, temos um modelo de atendimento que, além de incorporar a participação das doulas, também respeita as opções de escolha das mães, permitindo que os acompanhantes estejam presentes em todo o processo de atendimento. É uma maneira humanizada de acolher as parturientes nessa hora crítica do parto", explicou. 

Dados de Atendimento

Em 258 dias de funcionamento, já nasceram 1.243 crianças do sexo masculino e 1.219 do sexo feminino, totalizando 2.462 nascidos vivos. Já são 69 municípios atendidos, sendo 60 de Sergipe, sete municípios da Bahia e dois de Alagoas. 

De Aracaju, são 1.660 partos (67,11% do total) - 631 cesáreas (18,03%) e 1.029 normais (61,96%). Já foram realizados 9.350 testes de triagem neonatal, 8.972 atendimentos de urgência e emergência (triagem neonatal) e 28.547 exames laboratoriais.