A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima quarta-feira, dia 27, o fluxo de veículos ficará em meia pista sobre a ponte do rio Poxim, na avenida Beira Mar, sentido Centro/praias, devido à obra, executada pela Prefeitura de Aracaju, de ampliação da ponte. Essa fase da obra terá duração média de 30 dias. Já o sentido contrário da ponte, o praias/Centro, estará totalmente liberado. 

Agentes de trânsito da SMTT estarão no local, durante os horários de maior fluxo, para garantir a mobilidade urbana. Para quem segue no sentido Sul da Beira Mar, as avenidas Mário Jorge, Paulo VI e José Carlos Silva são opções de rotas alternativas. 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que essas alterações de circulação são necessárias para o andamento da obra com segurança.

“Temos trabalhado para que essa obra, que é de grande importância para a mobilidade, cause o menor impacto possível no trânsito, mas teremos alguns momentos em que será necessário intervir. Nessa fase, o fluxo ficará em meia pista no sentido Sul, para que a obra consiga avançar. É provável que o trânsito fique um pouco lento nos horários de maior movimentação, mas os nossos agentes estarão no local para auxiliar o trânsito. Recomendamos aos condutores que utilizem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos”, recomenda. 

A obra 

O atual estágio da obra, que demanda a interdição parcial da via, consiste na criação do escoramento da ponte, com lajes e vigas. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, montará uma estrutura metálica pesada, que ficará apoiada sobre os blocos de fundação, para realizar o serviço.

Dois guindastes, contendo 70 toneladas cada, içarão as peças e as implantarão sobre os apoios acima dos blocos de fundação, situados na lateral da ponte. O tempo estimado para realização desta primeira etapa é de aproximadamente 30 dias.

Entre os vãos da ponte serão aplicadas treliças com 16 toneladas cada. Neste primeiro momento, o trabalho será feito em dois vãos do sentido Praias. Na próxima etapa, serão feitos nos dois vãos do sentido Centro.