Para amenizar os impactos da reestruturação da avenida Tancredo Neves no trânsito e na dinâmica da cidade, a Prefeitura de Aracaju empregou esforço máximo na obra, de forma a intensificar o trabalho com equipes atuando dia, noite e finais de semana. O ritmo adotado surtiu efeito e a gestão municipal concluiu, antes do prazo, a primeira parte do serviço de recapeamento asfáltico da via, em toda a sua extensão.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, realizou a fresagem das faixas esquerda e central (faixas 1 e 2), as escavações na faixa do lado direito, destinada a circulação de veículos pesados (faixa 3) e o lançamento da primeira camada asfalto de fora a fora. No momento, a obra tem continuidade com os reparos em pontos danificados da ciclovia, reconstrução das calçadas e a manutenção da rede de drenagem. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a qualidade do serviço e a transformação proporcionada na avenida.
“A primeira parte da reestruturação da via, no que se refere ao recapeamento, andou de forma rápida e bastante eficaz, tanto que hoje a via já está de cara nova. Nós dividimos a aplicação de asfalto em duas partes para que, em caso de problemas no pavimento causados por vazamento ou outras intercorrências, nós possamos corrigir sem causar prejuízos, além de evitar que o serviço nas calçadas e ciclovias provoquem danos. Quando tudo for finalizado, faremos uma nova aplicação de asfalto, com lançamento de uma nova camada de mais 3 cm de espessura. Assim, esse procedimento diferenciado vai garantir que a avenida tenha mais resistência ao intenso tráfego de veículos. Não precisa fazer muito esforço para lembrar que a Tancredo estava completamente desgastada, com o pavimento danificado e sem recapeamento há mais de 20 anos”, comenta.
Com 15 km de extensão em seus dois sentidos, a avenida Tancredo Neves receberá, em seu processo de reestruturação, o trabalho de recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade.
Para viabilizar a reestruturação da via, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26.673.726,92 em recursos próprios. Esta é uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de 24 obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana.
A obra
O trabalho na via foi dividido nas faixas 1 (esquerda), 2 (central) e 3 (direita). Nas faixas 1 e 2, foi fresado (retirado) o asfalto em uma profundidade de 6 cm. Foi aplicado, primeiro, um novo pavimento de espessura de 3 cm; ao final, será aplicada uma nova camada com mais 3 cm, restabelecendo a espessura de 6 cm da via.
Já a faixa 3 teve todo o seu asfalto fresado e retirada a base em uma profundidade de, no mínimo, 15 cm. Depois, foi aplicada uma nova base de brita graduada e uma nova camada de asfalto com 7 cm de espessura. Ao final da obra, será aplicada outra camada de asfalto com mais 3 cm, totalizando uma espessura de 10 cm. Entre as faixas 1, 2 e 3 foram utilizadas técnicas diferentes pelo nível de desgaste mais elevado da faixa 3, que é destinada ao fluxo de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
A complexidade e o impacto da obra demandam medidas diferenciadas, que garantem celeridade para restabelecer a qualidade da avenida e conferir maior capacidade de suportar o trânsito intenso registrado em uma das vias mais importantes da capital.