Três pessoas morreram e 18 ficaram feridas -  duas em estado grave - após uma explosão em um residêncial localizado na Avenida João Ribeiro, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju, neste domingo, 31. A suspeita é que o acidente tenha sido provocado por um vazamento de gás de um botijão em uma das casas.

Com o impacto da explosão, parte da estrutura de casas desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu no pavimento térreo da edificação de dois andares, que abriga 44 apartamentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou os feridos para o Hospital Nestor Piva e Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Um idoso de 70 anos teve 90% da área corporal queimada. Ele se encontra hospitalizado em estado grave e entubado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso,  uma equipe atuou durante todo o dia e à noite foi feito o revezamento do turno. “A gente vai fazer um trabalho agora de escora, porque a estrutura ofereceu uma instabilidade. Ela apresentou uma instabilidade no final da tarde e não tem segurança para a gente continuar fazendo prospecção, fazer o trabalho de busca, fazer a remoção de destroços, de entulhos para poder fazer a varredura”, explicou 

Os bombeiros e demais órgãos envolvidos nas buscas atuaram para primeiro estabilizar a estrutura e depois continuou durante toda a noite para fazer as remoções de forma segura.

Nesta segunda-feira, 01, os bombeiros atuaram com os cães farejadores, para poder continuar o trabalho de identificação dos locais onde estão as pessoas. “É um trabalho de formiguinha, tem que ser bem devagar, tem que ter muito cuidado. Você quebra, perfura uma parede ou laje, remove, escora, porque está tudo ali. Está tudo encaixado dentro de um desabamento. Então a gente tem que ter esse cuidado”, detalhou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros. 

Vítimas 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou,por meio de uma  ota, que as vítimas que apresentavam escoriações leves foram atendidas no local do acidente e após avaliação receberam alta.

Ainda segundo a nota, um jovem de 18 anos foi encaminhado ao Huse, precisou passar por um procedimento cirúrgico oftalmológico e continua recebendo assistência da equipe multidisciplinar do hospital. O estado de saúde é considerado estável e não faz uso de droga vasoativa.

"O paciente de 70 anos que deu entrada no Huse no dia do acidente foi transferido para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) com 90% da área corporal queimada. Permanece entubado, sedado e em uso de drogas vasoativas para manutenção da pressão arterial. Segue em cuidados intensivos e o estado de saúde é considerado grave", diz 

Uma criança de 8 anos recebeu atendimento na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza do Huse, onde foi avaliada pela equipe médica e recebeu posterior alta hospitalar.

Uma paciente de 59 anos chegou consciente e orientada e foi atendida pela equipe multidisciplinar com alta das especialidades de neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial.