Nesta segunda-feira, 23, Aracaju chegou a um importante ponto da campanha de imunização contra a covid-19: concluiu o calendário de vacinação da população adulta por faixa etária com, pelo menos, a primeira dose (D1). No dia de hoje, jovens de 18 e 19 anos recebem a D1. A capital sergipana figura entre cidades do país que mais têm avançado na imunização da população, trabalho que apresenta resultados expressivos na redução dos números de casos, internamentos e óbitos decorrentes da doença causada pelo SARs-Cov-2. 

No balanço do dia, mais 8.417 aracajuanos foram vacinados, sendo 5.617 com a primeira dose e 2.800 com a segunda, completando o esquema vacinal. Ao todo, Aracaju chegou a 416.874 pessoas, o que representa 62,69% da população geral e 81,12% da população adulta. 

Nos últimos dias, quando o calendário chegou aos mais jovens da faixa adulta, a adesão foi significativa, com grande movimento nos pontos de vacinação, que receberam mais de 12 mil aracajunos no fim de semana. Além disso, o que se viu nos locais foi uma juventude consciente do papel da vacina perante a pandemia, o que ajudou a reforçar o coro a favor da ciência. 

A estudante Áurea Maria, de 18 anos, aproveitou a carona do amigo para vivenciarem, juntos, o momento da imunização. 

“Eu nem tenho palavras para descrever a alegria que estou sentindo. Na minha casa, todos já foram vacinados, inclusive, com a segunda dose, só eu estava faltando e, hoje, tive essa alegria. Ver que os jovens estão sendo vacinados é muito importante porque sabemos que as coisas podem melhorar ainda mais, em breve”, declara Áurea. 

Para Valter Gonçalves, de 19 anos, o alívio veio depois de muita espera. “Mais de um ano sonhando com essa vacina e, agora, pude recebê-la. Na minha casa todos estavam muito ansiosos para que chegasse logo a minha vez, então, hoje, é um momento extremamente especial. Com a vacina, a esperança é que logo possam estar juntos, feliz, com seus amigos e familiares”, destaca. 

O professor Hélio Igor dos Santos foi ao ponto de vacinação para receber a segunda dose junto a outros dois colegas de profissão, companhia que endossou a importância da vacina. 

“Tenho acompanhado, pelas redes sociais, muitos dos meus ex-alunos se vacinando e isso me enche de alegria. Como educadores, somos referência para crianças e adolescentes e entendemos a funcionalidade da vacina para por fim a esse momento de pandemia. Acho que parte da minha empolgação vem dessa responsabilidade. A medicina, a ciência, a vacina salvam vidas e, vendo o avanço em Aracaju, fico contente pelo processo estar acontecendo da melhor maneira possível. Agora, torço para que mais pessoas sejam vacinadas e, quem ainda não procurou um ponto de vacinação, se conscientize para a coletividade”, reforça Hélio. 

Repescagem 18+

Visando alcançar toda a população adulta de Aracaju com a vacina contra a covid-19, a Prefeitura realizará uma nova repescagem para os cidadãos com idade  acima de 18 anos. A programação terá início nesta terça-feira, 24, e seguirá até a próxima sexta-feira, 27. 

Com o novo calendário, os cidadãos com mais de 18 anos que não receberam a vacina durante as fases para suas faixas etárias, poderão se dirigir a um dos cinco pontos fixos, das 8h às 16h. São eles: Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial); Estação Cidadania (Bugio); Universidade Tiradentes (Farolândia); e Uninassau (avenida Augusto Franco). É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais, com validade dos últimos seis meses.

Os cidadãos também poderão se dirigir ao drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 19h, e ao posto itinerante do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 16h. Para esses locais, continua sendo necessário se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo.