Nesta terça-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a aplicação da quarta dose contra a covid-19 em idosos institucionalizados. Nesse primeiro dia, o cronograma inicial contemplou 69 idosos de três instituições de longa permanência: Asilo Rio Branco, Solar da Vovó e Meu Aconchego Residência para Idosos. 

Outras sete instituições receberão as equipes de imunização em conformidade com o cronograma da SMS, que segue até o dia 1º de abril. A estimativa é vacinar mais de 200 idosos que já completaram quatro meses após a dose de reforço, independentemente da idade.

Para a quarta dose aplicada está sendo disponibilizado o imunizante da Pfizer, conforme orientação do Ministério da Saúde. Na fase atual da campanha de imunização, todos os idosos com 80 anos ou mais que já completaram quatro meses do primeiro reforço devem ser vacinados. Porém, para o público específico de idosos institucionalizados, o critério da idade mínima não será levado em consideração, apenas o intervalo entre as doses.

“Montamos a mesma logística da aplicação das doses anteriores nos idosos residentes dessas instituições de longa permanência. Os lares enviaram o quantitativo de idosos aptos a receber o reforço, e agendamos previamente a ida das equipes para realizar a vacinação. Caso haja idosos que ainda não tenham completado o intervalo necessário, a instituição deve sinalizar para que, no prazo correto, possamos agendar a ida da equipe para completar a imunização deles”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da SMS, Aline Monteiro. 

Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde concluiu a aplicação da terceira dose dos idosos que residem nesses lares de longa permanência, contemplando, à época, 145 pessoas.

Demais idosos

Já os idosos que fazem parte da população geral e estão inseridos nessa primeira etapa, têm acesso à quarta dose em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8h às 16h, bem como nos shoppings da capital: Jardins, Riomar e Aracaju Parque, das 8h às 17h. O drive-thru, montado no Parque da Sementeira, também aplica a quarta dose, no horário das 8h às 13h. 

Para acessar o serviço, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF e cartão de vacinação. Idosos vacinados anteriormente fora da capital, além desses documentos devem comprovar residência em Aracaju. 

Idosos acamados receberão a quarta dose em suas residências, conforme agendamento prévio de cada UBS a qual o usuário está vinculado.