Em todo o país, os casos de síndromes gripais voltaram a subir no início de 2022. Junto com o crescimento de casos positivos de Covid-19 e de Influenza, aumentou consideravelmente, também, a procura por testes para detecção dos vírus. Este movimento tem gerado uma falta de insumos para a realização dos testes em todas as partes do Brasil.

Na Unimed Sergipe, o teste RT-PCR é realizado no Centro de Diagnóstico. A unidade, mesmo ampliando o horário de coleta para de 9h às 15h, ainda vem registrando grande número de pacientes em busca de realizar o teste.

"O cenário atual para realização de exames diagnósticos, principalmente RT-PCR, está muito mais sensível do que nos outros picos da pandemia. O que acontece hoje é que há dificuldade para se conseguir insumos para realização dos exames. Além disso, por se tratar de um momento em que há grande contaminação comunitária a procura está cada vez maior para a realização destes testes. A demanda que temos atualmente está superando os piores momentos da pandemia que tivemos em 2020 e em 2021", afirma a gerente do Centro de Diagnósticos da Unimed Sergipe, a biomédica Kelly Gouveia.

O exame RT-PCR tem cobertura obrigatória pelos planos de saúde, mas é necessário seguir a diretriz de utilização da Agência Nacional de Saúde (ANS). Atualmente, a Unimed Sergipe solicita aos pacientes que precisam realizar este exame, que compareçam à unidade com a solicitação médica e também relatório médico, com informações sobre os sintomas, a quantidade de dias que os sintomas se apresentam e se já realizou o exame anteriormente.

"Neste momento, a necessidade de realizar este tipo de teste está sendo direcionada a pacientes com sintomatologia de média a grave, não mais pessoas com sintomas leves ou assintomáticos. Estávamos tendo uma demanda excessiva de pacientes que realizavam este tipo de exame para estar presente em eventos ou viagens e ainda aqueles que faziam por ter tido contato com pessoas que testaram positivo. A falta de insumos fez com que a Unimed Sergipe se preocupasse com o consumo desse material e adotasse medidas de contingenciamento para atender a demanda dos pacientes", ressalta Kelly.

Medidas de proteção

Com o alto índice de contaminação provocada pela variante Ômicron do coronavírus, a Unimed Sergipe segue orientando seus beneficiários que mantenham as medidas de proteção e que completem o esquema vacinal.

"No momento atual, precisamos pensar no coletivo e praticar as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, assepsia das mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento social. Inclusive, orientamos aos nossos pacientes que vem realizar o exame RT-PCR aqui no Centro de Diagnóstico que evitem chegar antecipadamente.  Já que o atendimento inicia às 9h e finaliza às 15h, que o horário seja respeitado e evite a chegada antecipada gerando aglomeração na entrada da clínica e nas recepções, pondo em risco os colaboradores e outros pacientes", pontua Kelly.

Por segurança, a Unimed Sergipe, também, orienta a seus beneficiários que evitem levar acompanhantes para a realização dos testes, exceto quando se tratar de maiores de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa