A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro segue intensificando as ações de prevenção e contenção do Coronavírus em todo município. Até esta quinta-feira, 17, 10.797 testes já foram realizados, seja em unidades de saúde ou através das ações itinerantes, que estão sendo levadas às comunidades com o objetivo de identificar a presença do vírus e as suas manifestações nas mais diversas localidades do município.
É importante destacar que todas as 27 Unidades Básicas de Saúde estão aptas a realizar o exame, mas os pontos de referência estão localizados a Unidade Básica de Saúde Maria Helena, localizada no Conjunto Marcos Freire 1, na UPA do Conjunto Jardim, e também no Laboratório Municipal, situado na sede do município. Para realizar o exame basta apenas apresentar o cartão do SUS, bem como um documento oficial de identificação.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Enock Ribeiro, realizar o exame é vital para entender como o vírus está se comportando no município. “Temos percebido um aumento no número de casos, porém a ocorrência de agravamentos tem caído. Os protocolos de atendimento evoluíram bastante e hoje, além de conhecermos melhor esse vírus e suas variações, temos como agir de maneira mais efetiva e eficiente. Porém, não podemos vacilar. Precisamos continuar respeitando as normas de distanciamento e de segurança, para garantir a saúde de todos”, explica.
Já a biomédica e coordenadora do Laboratório Municipal, Aline Marinho, comenta a importância de observar os sintomas, para buscar a melhor forma de identificar e iniciar o tratamento, caso seja necessário. “Estamos realizando testes rápidos, assim como os sorológicos e o do Swaab, que é conhecido como o do cotonete pela população. Cada um deles tem uma fase adequada para ser devidamente eficiente. Pedimos que as pessoas continuem evitando aglomerações, usando máscaras, álcool em gel e atentas a possíveis sintomas gripais”, comenta.
Atualmente o município de Nossa Senhora do Socorro contabiliza um total de 4.784 casos confirmados da doença, sendo que 4.306 deles já estão curados e os demais seguem em tratamento, dominiciliar ou hospitalar, e sendo monitorados pela SMS. Dessa forma reforçamos aqui o nosso pedidos de colaboração para que possamos manter congelado o atual número de óbitos, que está em 215, para que nenhuma vida a mais seja perdida para essa doença.
Fonte: Gabriele Frades/Ascom
Fotos: Jairo Dantas