Com o objetivo de evitar a contaminação do vírus Sars-CoV-2 dentro do sistema prisional e proteger a população carcerária - o que é responsabilidade do Estado -, a Força Tarefa Covid-19 da UFS realiza testagens nos presídios em Sergipe numa parceria com a Secretaria de Justiça.
Ao longo de 2020 e 2021 foram feitos vários trabalhos de testagem. Na última quinta-feira, 3, a ação aconteceu pela manhã no presídio feminino de Nossa Senhora do Socorro abarcando 217 pessoas, além de toda a equipe de suporte.
Este ano, até o momento, foram testados 550 apenados e ao todo, desde o início da ação em 2020, alcançou-se cerca de 3 mil apenados.
Essa nova rodada de testagens foi feita nos presídios de Estância e na unidade masculina de Nossa Senhora do Socorro.
O projeto Força Tarefa Covid-19 da UFS é coordenado pelo professor Lysandro Borges com a participação de doze alunos bolsistas e dois professores (José Melquíades, do campus de Lagarto, e Francilene Amaral, do de São Cristóvão).
“São seres humanos que merecem a consideração em relação à saúde. A saúde não discrimina nenhum tipo de população e nós, como força tarefa covid-19 da UFS, atendemos a todas as populações ao longo da pandemia: indígenas, quilombolas, profissionais de saúde, segurança pública e também o sistema prisional”, diz
Todo o trabalho é voluntário, sem nenhum custo para os atendidos, e os materiais são doados pelo Governo do Estado/Secretaria de Saúde, prefeituras e entidades.
Fonte: Ascom