Na última semana do mês de janeiro, a Prefeitura de Aracaju vacinou mais 19.322 pessoas contra covid-19, tanto nas ações de busca ativa do Carro da Vacina, quanto nos demais pontos de vacinação. Com isso, a capital sergipana chega  84% acima de 5 anos com a primeira dose, 86% do público 12+ com a segunda e 49,84% com a dose de reforço.  

Após ser vacinado, o engenheiro mecânico José Reinaldo Barbosa Soares destacou a segurança que a vacina lhe proporciona. “É uma prevenção e vai garantir às pessoas que, por acaso venham a se contaminar, não sejam hospitalizadas ou pelo menos não tenham um quadro mais grave, é isso que ela garante. O atendimento foi bem feito, bem realizado, e a gente fica contente em ver esse trabalho que realmente é importante para o futuro e para combater essa pandemia”, diz.  

O marceneiro Gilson Rosário Júnior também reconhece a importância da vacina. “É importante porque vamos poder viver todo mundo junto de novo, além de se proteger, proteger nossos filhos e toda a população em geral. Diante de tudo que está acontecendo, esse momento acaba sendo um desgaste para saúde, mas com esse trabalho da Prefeitura estamos recuperando esse tempo e tudo que a gente merece”, frisa.

“Eu acredito que a vacinação contribui para a redução da pandemia do vírus, e que quanto mais pessoas se vacinarem, evitaremos muitos mais casos”, declarou a professora, Ana Patrícia Bomfim.

Vacinação infantil
Neste fim de semana, dias 29 e 30, a vacinação será suspensa e o serviço volta a ser ofertado na segunda-feira, dia 31.

No momento, Aracaju continua imunizando contra a covid a população da faixa-etária de 10 anos, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e as que já têm 11 anos e ainda não se vacinaram, além da aplicação das segundas e terceiras doses para a população geral que está apta a receber.

Para que a criança receba a primeira dose, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento de identificação com foto (do menor e do responsável), comprovante de residência de Aracaju e carteira de vacinação da criança.

São destinadas à imunização do público infantil 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 8h às 15h e estão divididas em dois grupos: em seis delas, a vacina disponibilizada é a CoronaVac; nas outras seis, o imunizante pediátrico é o da Pfizer.

As UBSs com Pfizer são: Carlos Hardman (Soledade), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici),  Geraldo Magela (Orlando Dantas) e João Bezerra (Areia Branca). Já as unidades que dispõem de CoronaVac para crianças são: Santa Terezinha (Robalo), Celso Daniel (Santa Maria), Edézio Vieira (Siqueira Campos), José Calumby (Bugio), Carlos Fernandes (Lamarão) e Amélia Leite (Suíssa).

População 12+
A vacina para a população 12+, voltado a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e pessoas acima de 18 anos, incluindo gestantes, puérperas e lactantes, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Especialmente nas unidades Augusto Franco (Farolândia), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 do Forte), o funcionamento segue até às 18h.

Para a segunda dose, estão aptos aqueles que tomaram a primeira dose de Pfizer há mais de 21 dias e aqueles que tomaram a primeira dose de AstraZeneca e CoronaVac e o dia da segunda dose chegou, conforme data prevista marcada no cartão de vacinação. O locais e horários seguem os mesmos para os que irão receber a primeira dose.

Já a terceira dose, está disponível para a população geral, profissionais de saúde e com mais de 60 anos, que tomaram a segunda dose de Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVachá quatro meses. No caso dos imunocomprometidos, o prazo diminui. Podem receber o terceiro imunizante contra covid-19 a partir de 28 dias da segunda dose.

Aqueles que tomaram a vacina da Janssen até o dia 7 de julho, também devem receber o reforço nos seguintes locais: UBSs Manoel de Souza (Sol Nascente), Celso Daniel (Santa Maria), Ávila Nabuco (Conj. Médici), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Dona Jovem (Industrial), Eunice Barbosa (Coqueiral), João Oliveira (Santos Dumont), José Calumby (Jardim Centenário), das 8h às 16h; como também, nas UBS Augusto Franco (Farolândia), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 de Forte), das 8h às 18h.

No caso da segunda dose de reforço, podem tomar as pessoas que têm imunossupressão e que receberam o primeiro reforço há quatro meses.

Para receber qualquer dose do imunizante, é necessário apenas apresentar documentação (cartão de vacinação e documento com foto) em uma das unidades de saúde disponíveis.