Bares, restaurantes, lojas e lugares de lazer se preparam para fechar as portas na França e Alemanha, como parte de um novo confinamento imposto pelos governos contra uma segunda onda do vírus que atinge com força a Europa e gera temores de ser ainda mais mortal.

O vírus permanece imparável mais de 10 meses depois de ter sido detectado na China e já provocou cerca de 1,2 milhão de mortes no mundo, com 44,6 milhões de casos, segundo um balanço realizado pela AFP nesta quinta-feira às 8h00 (Brasília) com base em fontes oficiais.

Atualmente avança a um ritmo de meio milhão de novos casos por dia, de forma acelerada na Europa, o que levou países como França, Itália, Espanha e Alemanha a retomarem medidas restritivas, embora um pouco mais leves do que na primeira onda pandêmica na primavera.

Após duas semanas de um toque de recolher noturno para dois terços de sua população, que mostrou-se insuficiente, a França – com mais de 35.000 mortos – começará na meia-noite desta quinta-feira um novo confinamento nacional ao menos até 1o de dezembro.

Fonte: IstoÉ