No último sábado, 15, a Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou testagem em massa em detentos da Cadeia Pública de Estância Tabelião Filadelfo Luiz da Costa. Dos 150 testes de covid-19 realizados, nenhum resultou como positivo para o novo coronavírus.
A equipe liderada pelo professor Lysandro Borges, coordenador da força-tarefa, já faz o acompanhamento de casos da infecção no sistema prisional de Sergipe há dois anos. Na última ação, somente foram testadas as pessoas apenadas.
"A Força-Tarefa Covid-19 da UFS vem acompanhando e testando o sistema prisional há dois anos, e notamos que não ouve surtos e óbitos neste local onde qualquer contaminação pode levar a adoecimento em massa".
Para Lysandro, o diferencial é que, na Cadeia Pública de Estância, a testagem constante tem evitado nova onda de contaminação. "Os casos suspeitos estão sendo isolados e testados rapidamente, evitando surtos dentro do sistema prisional.
Os frutos do monitoramento geraram um artigo publicado no site internacional MDPI, voltado à publicação acadêmica de acesso aberto. Para conferir o atigo, clique aqui.
Fonte: Ascom UFS