Nesta terça-feira (18), o governador Belivaldo Chagas, que faz parte do grupo de pessoas com 61 anos que já recebeu a primeira dose e está apto à segunda dose, recebeu a dose de reforço contra o coronavírus. “É extremamente importante que quem tomou a primeira dose venha tomar a segunda. É só chegar ao drive-thru ou nos postos. Fiquei atento o tempo todo, esperando o meu momento, só com a vacina a gente vai se ver livre dessa trágica doença. Portanto, vacina já, a segunda dose é extremamente importante!”, comemorou Belivaldo.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram distribuídas até a última segunda-feira (17), o total de 453.219 doses de vacinas contra a Covid-19, da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 375.773. Referente à segunda dose, foram distribuídas 221.915, sendo aplicadas 175.619 doses. Tendo em vista os imunizantes utilizados no país, é necessário o recebimento da segunda dose para que a pessoa tenha o ciclo vacinal concluído contra a Covid-19.

A SES recomenda à população que foi vacinada com a primeira dose, conferir a caderneta de vacinação e, se estiver no período, tomar a segunda dose. Para as pessoas que a aplicação está atrasada, a orientação do Ministério da Saúde (MS), enviada por nota técnica a todos os estados, é que mesmo fora do prazo, a população tome a segunda dose da vacina.

Em Aracaju, milhares de pessoas têm sido imunizadas tanto no drive-thru, instalado no Parque da Sementeira, assim como nos postos de saúde da cidade. Atualmente, estão sendo vacinados os aracajuanos com comorbidades, acima de 18 anos, de forma escalonada, e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). O município também segue aplicando a 2ª dose da Coronavac e da Astrazeneca.