Assim como os profissionais da Saúde, os jornalistas não pausaram suas atividades durante a pandemia. A comunicação é essencial e imprescindível para manter toda população informada a respeito dos mais variados acontecimentos. Desde de março de 2020, quando o Governo de Sergipe registrou o primeiro caso de Covid-19, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), já contabilizou mais de 200 profissionais infectados pelo vírus. Destes, quatro foram a óbito. 

Um dos profissionais infectados foi o jornalista Marcelo Efron, que passou mais de 20 dias internado, e seis entubado. No início, os sintomas provocados pelo vírus foram leves, Marcelo até chegou a confundir com sintomas gripais. Ao chegar no Hospital com 25% dos pulmões comprometidos, dispneia não controlada e imunidade baixa, precisou ser entubado. Marcelo venceu o Coronavírus e encerrou esta semana um dos seus tratamentos pós-Covid. Diante do processo que vem vivenciando nos últimos meses, ele traz um alerta para a população. 

“Pelo amor de Deus, por tudo que for mais sagrado, se cuidem. Essa doença não é brincadeira, ela mata. Ela é real. E o que mais me dói é ver pessoas que não acreditam nela. Então, você que está lendo essa matéria peço que se cuide. Use álcool em gel, máscara, evitem aglomerações e o mais importante: saiba dar valor as mínimas coisas e, principalmente, aproveitam ao máximo o tempo com sua família. Ah! Agradeçam sempre a Deus pela oportunidade de poder respirar de graça”, disse o jornalista.

O vice-presidente e secretário geral do Sindijor/SE, Milton Alves, destaca que desde junho do ano passado, o Sindicato vem realizando parcerias para adquirir testes gratuitos para os jornalistas. “Em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, bem como com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Sindijor vem adquirindo testes para a Covid-19. Até o presente momento foram testados 250 profissionais, sendo 100 testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, em um posto temporário de testagem no conjunto Augusto Franco; 100 testes rápidos realizados na sede do Sindijor/SE, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); e mais 50 testes do tipo PCR realizado na Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o curso de Farmácia”, enfatiza o vice-presidente. 

Milton: desde junho do ano passado, o Sindicato vem realizando parcerias para adquirir testes gratuitos 

Desde abril de 2020, o trabalho exercido pelos jornalistas foi considerado essencial por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União. Tendo em vista esse decreto, além das medidas para adquirir testes, o Sindijor/SE, com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas, vem se reunindo com o Governo de Sergipe para incluir os jornalistas na lista de prioridades para a vacinação contra a Covid-19, e garantir a proteção e imunização desses profissionais. 

“Até o momento foram três encontros realizados no Palácio Governador Augusto Franco (Despachos), tendo, mais um, previsto para os próximos dias. Em tempo, a gente enaltece que o Sindijor/SE tem buscado incansavelmente proteger a classe trabalhadora, inclusive, dialogando e emitindo cartas circulares para os veículos oficiais de comunicação. Por parte da direção sindical, é de unificado entendimento que apenas somando essas ações operacionais e administrativas será possível manter os mais de 2 milhões de sergipanos sempre muito bem informados, e dispor de uma classe trabalhadora devidamente imunizada”, ressalta Milton Alves.