A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou, na manhã desta terça-feira, 6, testagem para Covid- 19 na população socorrense. Mais de 200 testes de antígeno e anticorpos foram disponibilizados. A ação ocorreu no Ginásio do Sesi, localizado no conjunto Marcos Freire I.

Os testes de antígenos são responsáveis por detectar a presença do vírus no organismo da pessoa testada naquele momento. Já os exames de anticorpos identificam se o paciente foi contaminado pelo coronavírus anteriormente. O diagnóstico dos testes realizados nesta manhã foi liberado 15 minutos após a realização. Também foi disponibilizado à população atendimento médico, caso os resultados dessem positivo.

Para o prefeito do município, Padre Inaldo, a ação tem como objetivo analisar a atual situação do vírus em Nossa Senhora do Socorro. “Graças a Deus nós temos percebido uma diminuição no número de casos, mas o vírus ainda está muito presente. Nossa Senhora do Socorro realmente precisava passar, mais uma vez, por essa testagem, para a gente ter um conteúdo específico e, assim, traçar novas estratégias”, disse o prefeito.

PARCERIA
O secretário da Saúde de Socorro, Enock Ribeiro, ressalta o papel do município na ação. “Hoje é um dia de comemoração. Estamos realizando essa força-tarefa, em parceria, visando traçar um melhor acompanhamento das pessoas infectadas em nosso município. Por isso, estamos prestando toda a assistência ao povo socorrense, com a disponibilização do espaço, dos nossos profissionais e do material para auxiliar na testagem”, detalha Enock.

A realização do teste, estando ou não com sintomas, permite ao paciente um melhor cuidado com a saúde. “Estamos realizando uma triagem na população dos sintomáticos e assintomáticos, para assim descobrir onde estão as pessoas contaminadas e rapidamente isolá-las. Como é um método que libera o resultado em 15 minutos, eu consigo dizer se o paciente está com Covid-19 rapidamente”, explica o professor do Departamento de Farmácia da UFS, Lysandro Borges.

Larissa Barros, moradora do Conjunto Marcos Freire III, está no quinto mês de gestação e após apresentar sintomas na semana anterior, decidiu fazer o teste. “Eu soube dessa oportunidade através das redes sociais da prefeitura. Pensando na saúde do meu filho e na minha, resolvi fazer o meu teste, pois já apresentei alguns sintomas”, diz Larissa.