Além da testagem rápida em massa, realizada pelo projeto TestAju, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza, desde o início da pandemia, Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de síndromes gripais ou suspeitos de infecção pelo coronavírus onde são realizados os testes RT-PCR.
Atualmente, quatro UBS estão ofertando esse atendimento, com funcionamento diário, incluindo domingos e feriados, das 7h às 19h. São elas: UBS Geral Magela (Orlando Dantas), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Além dessas, as UBS Santa Terezinha (Robalo – Zona de Expansão) e Max de Carvalho (Ponto Novo) estão realizando testes em pessoas assintomáticas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Durante a realização do teste na Unidade Básica, é feito o cadastro do usuário com seus dados pessoais, incluindo contato telefônico. E esse é um dado fundamental para a entrega do resultado do teste, visto que o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) dá uma média de quatro a cinco dias para a confirmação do exame.
“Todos os resultados dos testes RT-PCR são liberados pelo Lacen, que repassa as informações para a SMS, que por sua vez, informa os resultados positivos dos usuários por meio do serviço do MonitorAju e do portal AjuInteligente. Só entramos em contato com os positivos para realizar o cadastro deles e monitorá-los assim como seus comunicantes. É importante destacar que o prazo para entrega do resultado do teste não é definido pela Secretaria Municipal da Saúde, mas pelo próprio Lacen, conforme o fluxo do laboratório”, explicou o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS, Maycon Souza Santana.
Caso o usuário não receba a ligação do serviço de monitoramento e deseje ter acesso ao resultado, também é possível solicitá-lo através da plataforma AjuInteligente, disponível no endereço ajuinteligente.aracaju.se.gov.br. Lá, o paciente realiza um breve cadastro com seus dados pessoais e envia um email informando a unidade básica onde foi realizada a coleta. Caso não consiga realizar a solicitação, ele pode entrar em contato através do MonitorAju, no 0800 729 3534, digitando a opção 1. Vale ressaltar que o prazo dado para a entrega do resultado é o mesmo dado pelo Lacen, independente de onde o usuário solicita.
O técnico orienta ainda que, ao ligar para o serviço de monitoramento, o usuário deverá informar o nome completo da pessoa e a unidade onde foi realizada a coleta para o teste. Para aqueles usuários que realizaram o teste pela rede de saúde particular, também é possível solicitar o resultado ao hospital ou clínica onde o exame foi feito.
MonitorAju e ampliação do serviço
O atendimento do MonitorAju acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já a entrega dos resultados positivados é dada também de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados das 8h às 14h.
Já o monitoramento dos confirmados, comunicantes e sintomáticos é feito de segunda a sexta, das 7h às 17h, aos sábados das 8h às 14h e aos domingos e feriados, das 9h às 12h.
“Desde o dia 03 deste mês, o serviço do MonitorAju foi ampliado com o sistema robotizado que liga diariamente para todos os usuários que estão em monitoramento. Por esse sistema, o usuário responde a questões relacionadas aos sintomas, digitando 1 para sim e 2 para não. Casos onde há o agravamento dos sintomas, ou o usuário seja do grupo de risco e está com sintomas, a ligação é encaminhada para um técnico. Caso isso aconteça fora do horário de atendimento do monitoramento, o usuário será orientado a buscar atendimento hospitalar”, orientou o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS.
Ouvidoria
Além do AjuInteligente e do MonitorAju, o resultaod pode ser solicitado por meio do 0800-729-3534, opção 1, Ouvidoria.