O Governo de Sergipe recebeu mais 26 respiradores, sendo 21 móveis e cinco fixos, encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS). Somados à contratação de profissionais de saúde capacitados, os equipamentos ajudarão na abertura de novos leitos de terapia intensiva.

Com estes, chegam a 186 o número de ventiladores mecânicos recebidos por Sergipe, 166 fixos e móveis enviados pelo Ministério da Saúde e 20 pela Fundação Itaú.

Para garantir a assistência à população, já que uma das principais dificuldades do momento é a demanda de profissionais da área, o Governo do Estado reabrirá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (28), o credenciamento para médicos que desejam prestar serviços nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento 24h, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Serviço de Remoção Inter-hospitalar, durante a pandemia. Desta vez, poderão se inscrever: médico clínico geral, médico emergencista e médico intensivista.

Nesta segunda-feira (27), a SES também começou a receber os profissionais aprovados na terceira lista do Credenciamento da Saúde, para entrega de documentos comprobatórios. As categorias convocadas desta vez foram: assistente social, seguindo a ordem de classificação do 1º ao 20º; enfermeiro generalista do 101º ao 130º; enfermeiro em terapia intensiva, do 1º ao 16º; farmacêutico do 1º ao 10º; fisioterapeuta, do 21º ao 40º e técnico em farmácia, do 1º ao 5º.

“Os candidatos aprovados já estão sendo chamados para serem lotados nas unidades hospitalares e outras unidades que possuam alguma atividade diretamente ligada no combate à Covid-19”, informou o coordenador de Recursos Humanos/SES, Gabriel Santana.

Lista geral

Estão na lista geral o total de 1.328 profissionais, sendo quatro médicos pediatras sala de parto, nove pediatras, 52 médicos clínico geral, 39 médicos emergencistas, sete médicos intensivistas, dois neonatologistas, três médicos obstetras, cinco nefrologistas, 57 farmacêuticos, 58 biomédicos, 123 fisioterapeutas, 66 psicólogos, 106 assistentes sociais, 15 técnicos de laboratório, 14 terapeutas ocupacionais, 697 enfermeiros generalistas, 26 enfermeiros obstetras, 21 enfermeiros em terapia intensiva e 24 técnicos em farmácia.