A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu novas doses para completar e ampliar a cobertura vacinal infantil contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibilizou 80 mil doses da Pfizer Pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos) e 60 mil doses da vacina Pfizer Baby (para crianças de 6 meses a menos de 5 anos).

Desde o mês de novembro que nenhuma remessa de vacinas infantis da Pfizer tinha sido enviada pelo Ministério da Saúde, por esse motivo, a cobertura vacinal da faixa etária de 3 a 4 anos não avançou muito em números.

A enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Lira, informa sobre os procedimentos a partir do recebimento das novas doses.  “Passamos por um período com um quantitativo muito pequeno de vacinas para crianças, com 12.200 doses divididas para primeira, segunda e terceira dose, contemplando apenas 5% das crianças vacinadas. Com o recebimento das novas doses, vamos dar continuidade à vacinação, ampliando até para as doses de reforço”, ressalta Ana Lira.

Cobertura Vacinal

Segundo dados do Boletim Epidemiológico atualizado (02 de fevereiro), em Sergipe, a cobertura vacinal de crianças entre 3 e 4 anos também continua baixa. Na primeira dose, 8,5% foram vacinadas. Já na segunda, o número é ainda menor, apenas 3,8%. A porcentagem de cobertura vacinal de crianças entre 5 a 11 anos de idade possui números mais positivos. Na primeira dose, 84,5% da faixa etária está vacinada, e na segunda dose, ainda em fase de aplicação, está com 62,2%.