Na manhã da última terça-feira, 09, o prefeito Padre Inaldo assinou o projeto de lei de adesão ao consórcio nacional para a compra de vacinas, vez que o município quer desburocratizar a compra e permitir que mais socorrenses sejam vacinados no menor tempo possível, de forma segura e eficiente. O projeto já foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro para votação.
O Consórcio Nacional para a compra de vacinas no Brasil contra a Covid-19, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), teve mais de 1.700 prefeituras inscritas e Nossa Senhora do Socorro é uma delas.
A movimentação das cidades brasileiras por mais vacinas teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante, caso o Programa Nacional de Imunização não consiga suprir a demanda nacional. Até então, em casos de pandemia, apenas os governos podem comprar vacinas e determinar o protocolo do público a ser imunizado. Cabe ao município ministrar as doses recebidas.
No projeto de lei também consta o interesse para adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. “Esse foi um passo muito importante tomado pelo prefeito ao manifestar interesse nas vacinas, principalmente porque estamos recebendo poucas doses do Ministério da Saúde. Precisamos dar uma resposta rápida à comunidade, quanto mais rápida a imunização, menos problemas teremos, mais vidas serão salvas e poderemos retomar, aos poucos, a nossa rotina”, declarou o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.
“Entendemos que o momento que o país atravessa exige dos governantes ações que possam contribuir de forma positiva para amenizar o sofrimento das pessoas. Aqui em Socorro, a Secretaria de Saúde vem atuando fortemente, e obedecendo os protocolos do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, segue vacinando o público determinado por esses protocolos. Assinamos esse projeto, com objetivo de adquirir vacinas, dentro das possibilidades financeiras do município, justamente para somar com o Governo Federal e assim podermos vacinar no mais curto espaço de tempo o maior número possível de socorrenses”, declarou o prefeito Padre Inaldo.
Presentes
Estiveram presentes na reunião os secretários Enock Ribeiro (Saúde) e Hallison Sousa (Planejamento), além da procuradora geral do município, Vivianne Sobral.