Para lidar com uma doença ainda pouco conhecida, o atendimento médico precisa estar cada vez mais próximo ao paciente. Diante disso, desde o início do mês de maio de 2020, a Unimed Sergipe mantém um serviço de telemonitoramento para pacientes infectados com o novo Coronavírus e que se recuperam em casa.

A equipe do telemonitoramento conta com diversos profissionais, divididos entre médicos,  equipe de enfermagem e psicóloga. Diariamente são realizadas, em média, de 120 a 130 ligações para os pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Até o momento, 5.503 pacientes já passaram pelo programa.

“O serviço de telemonitoramento começou a ser ofertado com o objetivo de monitorar o estado de saúde dos beneficiários da Operadora que testaram positivo para a Covid-19, assim como seus familiares contactantes. Orientamos os cuidados no domicílio, identificamos aqueles que precisam de avaliação médica de urgência precocemente e encaminhamos aqueles que precisam de seguimento médico ambulatorial por síndrome pós Covid”, explica Dra. Luciana Guimarães, médica cooperada Unimed e gestora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais).

Durante as ligações, são feitos questionamentos sobre os sintomas ocasionados pela doença, como sintomas gripais ou aqueles decorrentes da infecção viral, observando o estado de saúde geral do beneficiário e de seus contactantes e realizando orientações de saúde, observando as medicações em uso e encaminhando ao Serviço de Urgência quando necessário, em caso de  complicações decorrentes da infecção no momento da ligação ou a necessidade de acompanhamento médico com infectologista pós covid-19. 

Além das ligações para acompanhar a evolução dos pacientes em casa, a Unimed Sergipe também realiza chamadas para os familiares dos pacientes que estão internados no Hospital Unimed se tratando da Covid-19.

“Mantemos contato com os familiares dos beneficiários internados no nosso Hospital para fornecer informações sobre o estado de saúde do paciente de acordo com o boletim médico, sem isentar a ligação médica, a fim de tranquilizar os familiares que estão longe de seus entes queridos. Diariamente, recebemos a listagem dos pacientes internados e seus respectivos boletins médicos atualizados”, conta a coordenadora do serviço de telemonitoramento, a enfermeira Izadora Barroso Torres. 

Atualização

Segundo boletim diário, na última quinta-feira, 12, a Unimed Sergipe registra 188 pacientes em isolamento domiciliar, 56 novos casos positivados nas últimas 24 horas e 154 coletas realizadas também nas últimas 24 horas. 63,8% dos pacientes seguem sendo monitorados telemonitorados.