O advogado Hans Soares participou, na última terça-feira, 10, de uma entrevista no canal Destaque Sergipano, onde fez uma análise crítica sobre o cenário político sergipano. O advogado, que tem ampla experiência em administrações públicas, fez uma série de críticas à atual conjuntura política do Estado, considerada, por ele, como atrasada, desqualificada e sem perspectivas futuras de desenvolvimento. Na oportunidade, Hans criticou a forma antiga de fazer política, a exemplo das constantes alegações de que o Estado está economicamente falido e sem condições de grandes avanços nos diversos setores.

“O que se vê é propaganda de salário em dia. A população tem que ser orientada que isso não é projeto, não é algo inovador, nem é política pública. O que o Governador enaltece, e os deputados aplaudem, é uma obrigação de toda gestão pública. Da forma como estão conduzindo o nosso Estado fica perceptível que não há planejamento, construção de políticas públicas, projeto de futuro. Em Sergipe há uma dificuldade de acontecer qualquer tipo de coisa. Os estados vizinhos estão se desenvolvendo, e Sergipe está caminhando para trás, na contramão. E nós não percebemos qualquer iniciativa dos políticos atuais em querer mudar essa situação, que indigna”, disse Hans na entrevista.

O advogado avalia que o Estado necessita de uma renovação política e de agentes capacitados para ocupar os cargos públicos e apresentar propostas que transformem a realidade dos sergipanos e da máquina pública. “Você olha pra Alese, hoje, e quase 90% dos deputados são da bancada governista. O projeto é dizer amém e depois de quatro anos esperar a reeleição. Nós estamos parados em todas as áreas. E a pergunta que fica é: quais são os projetos de desenvolvimento para Sergipe que a classe política atual apresenta para a população? Não existem. Nós temos que identificar as potencialidades do Estado. Sergipe está parado em todas as áreas. Estamos numa crise absurda, o desemprego muito alto, a fome e a pobreza aumentando, e ninguém vê perspectiva nenhuma de melhora”, refletiu o advogado.

Alguns pontos críticos considerados por Hans são a Agricultura, o Turismo e o Comércio. “Vou trazer o exemplo da região centro-sul, que tem três áreas que a gente pode desenvolver, analisar e aplicar políticas públicas para elas. Primeiro a agricultura que sempre foi muito forte, mas houve um abandono por parte do Estado. A Emdagro, hoje, está sucateada. Nós temos aqui uma citricultura que é muito forte. A plantação de maracujá e, agora, as plantações de amendoim e mandioca. Nós temos cerâmicas em Umbaúba que podem ter um apoio maior do Governo. Itabaianinha tem um parque têxtil fantástico e o pessoal sai daqui para Caruaru para comprar roupas e esquece que aqui tem uma qualidade de produção que produz para grandes marcas. Temos em Indiaroba e Estância lugares belíssimos que não são explorados pelo turismo. A Praia do Saco já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo, mas hoje é só uma passagem para Mangue Seco. O Pontal de Indiaroba é a mesma coisa. Por que a gente não desenvolve essas regiões? Na região norte temos os cânions do Rio São Francisco. Quem está se apropriando, hoje, é Alagoas. Fica a reflexão”, disse.

Para Hans, o Estado pode avançar, mas precisa de pessoas que estejam dispostas a lutar contra os caciques da política sergipana do atraso. “Por que em Sergipe as coisas demoram tanto a acontecer? Por que tudo se cria uma dificuldade? Tudo tem um empecilho. Nunca tem dinheiro. Aí o governador pede empréstimo e os cidadãos não veem os resultados dos empréstimos. Mas quando chega a eleição está todo mundo lá, atrás da reeleição, de novos cargos. Quando chegam as votações dos projetos têm cargos para serem tocados por votos. E os benefícios da população, onde ficam?”, questionou.

Hans é advogado, formado pela Universidade Federal de Sergipe, com ampla experiência em administrações públicas, ocupando cargos, a exemplo de assessor jurídico do Município de São Cristóvão; assessor jurídico da Pronese - Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe; procurador geral do Município de Indiaroba; Diretor do Núcleo de Apoio ao Trabalhador e assessor jurídico do Ipesaúde (Nat).

Fonte: Assessoria de

Foto: Jouis