Com o objetivo de ouvir as demandas dos produtores de queijos do Estado de Sergipe, o pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP) participou, juntamente com o pré-candidato a deputado estadual, Major Toledo (PP), de uma reunião neste sábado, 7, em Nossa Senhora da Glória, com representantes das queijarias. A reunião contou com a presença da prefeita Luana Oliveira; do prefeito de Feira Nova, Jean de Gerino; e do vereador Ronivan Francisco Damaceno.

“Esse encontro teve como objetivo ouvir os produtores, que vieram apresentar suas necessidades e as demandas que o poder público, através da representação política, pode resolver em benefício desse setor. Eu tenho ações voltadas para a agricultura familiar, tenho uma relação direta com os pequenos produtores e quero dizer que estamos prontos para ajudar naquilo que for possível”, afirmou Laércio.

O deputado convidou Haroldo Araújo, superintendente do Ministério da Agricultura, para tirar dúvidas e orientar os participantes sobre acesso a financiamento, regularização de estabelecimentos, entre outros temas. “Nossa missão é estar perto de quem produz. Reuniões como essa nos deixa antenados com as verdadeiras necessidades dos pequenos produtores e é uma oportunidade para a gente apresentar os projetos e programas do Ministério. Foi muito produtivo”, disse.

Um dos organizadores do encontro, o pré-candidato a deputado estadual, Major Toledo, informou que o objetivo foi aproximar os produtores dessas comunidades distantes que carecem de uma atenção maior do poder público. “Tivemos representantes do povoado Lagoa dos Porcos, de Feira Nova, do Mocambo, Cachoeira e Aningas, de Nossa senhora da Glória. Foram apresentadas as necessidades deles para o deputado federal Laércio Oliveira e para o superintendente do Mapa. A ideia foi mostrar os problemas enfrentados por essas comunidades, para que, dentro das suas possibilidades, eles pudessem trazer benefícios e melhorias para todos”, comentou Toledo.

Satisfação

Maria Joseane da Costa, presidente da Associação dos Queijeiros de Nossa Senhora da Glória, destacou a iniciativa de reunir os produtores. “Sai daqui mais segura, porque ouvi pessoas com compromisso, dispostas a desenvolver um trabalho junto à queijarias e sei que nós vamos avançar a partir dessa reunião. Tô realmente grata por esse momento e por essa oportunidade de estar conversando e debatendo as nossas demandas. Meu agradecimento ao deputado Laércio por ter vindo até aqui nos ouvir”, disse Joseane.

José Brito, conhecido como “Zé de Juca”, que é vice-presidente da Associação do Mocambo, parabenizou a iniciativa do deputado Laércio Oliveira em estar próximos dos agricultores. “O deputado sempre esteve envolvido com a agricultura familiar. Foi uma reunião produtiva porque envolveu conhecimento. Tiremos dúvidas, então foi muito esclarecedor, a única reunião que tivemos voz, mostramos o nosso sentimento. Como produtor, sai daqui com mais informações”, disse.

Visita à Natulac

Na oportunidade, o deputado Laércio Oliveira aproveitou para visitar a Indústria Natulact, localizada em Nossa Senhora da Glória. Laércio foi recebido pelo empresário Carlos Oberto Aragão e sua equipe. Foi apresentado toda a cadeia de produção do queijo coalho e mussarela. Hoje, a indústria produz 180 mil litros de leite por dia.

A Natulact surgiu no início dos anos 90 com Laticínio Estrelas. Entre 2014 e 2015, em busca da certificação de inspeção federal, mudou o nome pra Natulact. Inicialmente, vendia sua produção para Aracaju, depois descobriu o mercado de João Pessoa/PB. Hoje, conta com 185 funcionários e produz mussarela, queijo coalho, queijo prato, requeijão e manteiga, e distribui para todo o Nordeste, algumas cidades do Distrito Federal e Paraná.