A iniciativa, coordenação e execução de um ato que reuniu milhares de mulheres no centro de convenções consolidou o marco inicial da campanha dos candidatos Luiz Roberto e Fabiano Oliveira, na disputa eleitoral pela prefeitura da capital. Este foi o “Avança com Elas”, sob a coordenação e mobilização da primeira dama do estado, Érica Mitidieri, das esposas dos candidatos, respectivamente, Márcia Santana e Jaqueline Oliveira, e da deputada federal Katarina Feitoza.

Para a primeira dama Érica Mitidieri, esta ação é determinante para evidenciar a força da mulher nesse momento decisivo para Aracaju. “A chapa tem Luiz Roberto e Fabiano, que são homens, mas a presença feminina é marcante e decisiva. Estamos participando das instâncias de decisão dos candidatos mais preparados, e que vão fazer pelas mulheres, pelas crianças, pelos idosos e por todos. Nosso grupo tem as melhores propostas para fazer com que nossa linda capital avance ainda mais”, descreveu Érica.

Parceria e União

A deputada Katarina Feitoza destacou o protagonismo da mulher na história, atuando decisivamente em momentos marcantes. “Num momento como esse, isso fica evidente. Todas aqui tem suas histórias de vida e luta. Isso é inerente à condição feminina. O espírito aqui não é de disputa, mas de união e parceria em prol do objetivo de fazer Aracaju retornar a ser a capital brasileira da qualidade de vida e de ser referência em políticas públicas afirmativas para as mulheres”, sentenciou.

A química industrial Márcia Santana, esposa de Luiz Roberto, visivelmente emocionada, agradeceu a todas as presentes pelo atendimento ao convite e destacou a importância de uma escolha que definirá os destinos da cidade para o futuro. “Essa energia que estamos sentindo aqui, tenho certeza, é o que levará com que possamos escolher a pessoa certa para o momento que vive Aracaju. Luiz Roberto e Fabiano são homens com uma história construtiva, bons filhos, bons pais e bons maridos, que representam experiência e valores para o que Aracaju é e o que vai se tornar. Agradeço de coração a cada uma de vocês”.

Humildade e Compromisso

Fabiano Oliveira, por sua vez, fez questão de agradecer a todos os presentes pelas demonstrações de carinho e apoio recebidas desde a entrada no local. “Quero, de coração aberto, humildemente agradecer a todas e todos pelo apoio que temos recebido. Fiquem certos de que temos compromisso, lealdade e amor para cuidar das pessoas. Por isso, conseguimos formar a maior aliança dessa cidade cuja meta e avançar, evoluir e proporcionar conquistas como a que tivemos ontem, com uma evolução sem precedentes em nossa educação”, contextualizou o candidato, relembrando o resultado do IDEB para o ensino municipal, que alcançou a maior nota da sua história.

Já o candidato a prefeito Luiz Roberto relembrou que na formação do plano de governo as mulheres já foram protagonistas e continuarão sendo na sua gestão, se eleitos forem. “As mulheres participação efetivamente com 50% do nosso secretariado. Essa participação efetiva já ficou evidente na coleta de opiniões para a formatação das nossas propostas que contam com ações efetivas correlatas às mulheres. Por isso, esse ato assume importância histórica”, destacou.

Entre as ações evidenciadas, que foram expostas no telão do evento, estão a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, os investimentos em educação especial e ações voltadas às mães atípicas, programas de empregabilidade e microcrédito, combate à pobreza menstrual e o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, combatendo a violência doméstica e de gênero no município.

Participaram do ato o governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, a esposa do vice-governador Zezinho Sobral, Lívia Sobral, a secretária de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor, delegada Viviane Pessoa, a primeira dama da capital, Danusa Silva, dentre outras representantes de movimentos sociais, religiosos, da juventude e da representação feminina.