Um debate franco e aberto. Assim pode ser resumida a participação do candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) no Adepol Debate 2022, evento realizado pela Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe com os candidatos ocorrido nesta no final da manhã desta segunda-feira, 22, no Hotel Celi, em Aracaju.
“Vejo aqui delegados que passaram por Itabaiana nos oito anos que fui prefeito. Eu não tive o telefone de nenhum deles, mas todos, quando precisaram da prefeitura para parceria e apoio, falaram diretamente comigo. Lembro do saudoso Marcelo Hercos, que recebi no gabinete sem nenhuma burocracia, falando da facilidade de acesso ao prefeito. Não será diferente em nosso governo”, assegurou Valmir de Francisquinho.
O formato do encontro foi de perguntas dos delegados respondidas diretamente pelo candidato. Dentre os assuntos abordados, a isonomia salarial entre os delegados de diferentes categorias, especialmente no que diz respeito ao salário inicial.
“Quando fui prefeito, um procurador ganhava R$ 2 mil. Elevamos isso e hoje tem deles que ganham R$ 17 mil. Dei periculosidade à Guarda Municipal, aos vigilantes, insalubridade aos eletricistas, piso nacional para os professores e já pagávamos muito bem aos enfermeiros, antes mesmo do piso nacional. Então eu posso garantir isonomia nas carreiras de Estado, especialmente as jurídicas, avançando para os delegados, pela minha história. Não é discurso, é realidade! Quem trabalhou em Itabaiana sabe que com Valmir é assim!”, garantiu o candidato a governador.
Ainda sobre a questão da isonomia salarial, Valmir foi ainda mais direto. “Importante lembrar que são 186 delegados. Não há nada que justifique haver diferenças salariais”. Outro tema abordado foi a questão da estrutura física das delegacias. “Novamente uso o exemplo de Itabaiana. O principal investimento é em pessoal, sem dúvida. Mas as nossas escolas, por exemplo, reformamos todas e demos manutenção. Será assim nas delegacias: reformaremos e daremos manutenção contínua”, lembrou Valmir de Francisquinho.
Outro tema destacado, especialmente por conta da boa presença de delegadas no evento da Adepol, foi a questão do combate à agressão e a violência contra a mulher. Nesse ponto, Valmir, que estava acompanhado do candidato a senador Eduardo Amorim (PL) e de seu primeiro suplente, João Fontes (PTB), deixou sua candidata a vice, Emília Corrêa (Patriotas), explanar o que consta no programa de governo de ambos sobre esse importante assunto.
“Emília me lembra a minha primeira vice em Itabaiana, Dra. Lourdes Machado, que fez um trabalho fantástico ao nosso lado. Tenho certeza que com Emília será assim também, com uma vice que participa diretamente das ações do governo”, pontuou.
E ainda sobre a questão da mulher, Valmir de Francisquinho utilizou um exemplo prático. “Recebi uma ligação de um itabaianense que estava em São Paulo. E ele nem votava conosco, vai votar agora para governador. Ele estava ao lado do presidente da Azaleia e passou o telefone. Ele disse que tinha 4 unidades para abrir aqui, mas o governo nem dialogava. Eu disse que, se for governador, ele poderá abrir aqui 10 fábricas se ele quiser. Porque aí é que está a política mais forte de combate à violência: o emprego para elas, para nossas jovens, para as mães de família, para dar condições e oportunidade de trabalho para elas não ficarem dependentes, subservientes ao marido para que ele esteja impondo, esteja batendo ou xingando, humilhando, dizendo que “não vou lhe dar uma roupa, um relógio ou um calçado”. E infelizmente a mulher, nesse caso, se submete muitas vezes. E isso é errado”, analisou Valmir de Francisquinho, garantindo que uma das formas de empoderar a mulher é justamente dar a ela independência financeira e econômica.
Por fim, Valmir de Francisquinho, ao lado do presidente da Adepol, Isaac Cangussu, assinou a carta compromisso para corrigir falhas na carreira de Delegado de Polícia em Sergipe. “Podem contar comigo. Como já disse, enquanto prefeito, delegados que passaram por Itabaiana sabem da minha acessibilidade e parceria. Será assim e ainda melhor enquanto governador, pois sei e reconheço a importância de vocês para o Estado”, finalizou Valmir de Francisquinho.
Fonte: assessoria