Entre os estados brasileiros, Sergipe e Paraíba são os que possuem projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com levantamento da MB Associados/4E Consultoria. Para Sergipe, a projeção é que o PIB sergipano cresça mais de 4%. O saneamento das finanças públicas pela atual gestão explica esse crescimento. Atento à essa movimentação econômica e às necessidades do sergipano, Fábio pretende avançar na geração de emprego com propostas de capacitação profissional, atração de empresas da cadeia de petróleo e gás, turismo religioso e gastronômico.

Fábio acredita que capacitação profissional é porta de entrada para primeiro emprego. Para isso, pretende reordenar a rede estadual de ensino com ampliação do ensino profissionalizante com cursos de acordo com a vocação econômica da região. Dessa forma, o jovem é absorvido pelo mercado de trabalho local, evitando deslocamento para outro município ou estado.

“Construí propostas de implementação de um sistema tecnológico e profissional, que trará mais empregos para trabalhadores e mais oportunidades para empresas sergipanas. Na área da educação, vamos investir em tecnologia nas escolas, ampliar o ensino integral e profissionalizante. Capacitando nossos jovens, conseguimos inseri-los no mercado de trabalho em vagas melhores. Também desenvolveremos o Programa Primeiro Emprego Petróleo e Gás, para subsidiar estágio em empresas da área por seis meses com a garantia que esses jovens sejam contratados depois”, afirma.

Turismo

Na área de Turismo, Fábio pretende fomentar novas rotas turísticas nos setores religioso e gastronômico, ofertando infraestrutura e implantando pacto com prefeitos para criação de um plano intersetorial de turismo. Também está prevista a criação do Observatório do Turismo para catalogar dados técnicos científicos, os quais auxiliarão no desenvolvimento de políticas para o setor.