Com cerca de 113 mil usuários, o Ipesaúde é um Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe com unidades de saúde (urgências, centros de fisioterapia, centros de odontologia) na capital e no interior. No governo do candidato do PSD, Fábio Mitidieri, o Ipesaúde será reestruturado, com gestão profissionalizada e ampliação de serviços. Essa foi uma das propostas apresentadas na noite desta terça-feira, 27, durante debate promovido pela TV Sergipe entre os candidatos ao governo do Estado.

“Está aqui um erro que Belivaldo cometeu: entregar o Ipesaúde na mão do PT. Naquela época, o plano de saúde do servidor foi prejudicado. Precisamos de uma gestão técnica no Ipesaúde, que presta um serviço importante para Sergipe. Vamos fazer uma gestão profissional. Sou o candidato do governo e vou reestruturar o Ipes”, afirmou.

Entre as propostas de Fábio para a Saúde estão ainda a descentralização de serviços com implantação de Centros de Imagens no interior, implantação de complexo materno-infantil, fortalecimento de hospitais regionais e o programa de Opera Sergipe para zerar fila de cirurgias eletivas.

Durante a rodada de perguntas livres, Fábio questionou o candidato e senador pelo Partido dos Trabalhadores, Rogério Carvalho, sobre o voto decisivo na aprovação do orçamento secreto e defendeu seu direito constitucional de expressar voto em qualquer que seja o candidato de sua escolha.

“O senador Rogério não precisa me explicar nada. O senhor não conseguiu convencer o seu partido, não convenceu Lula e seus eleitores. Quem dirá aos eleitores sergipanos. Lula não é exclusividade sua. Eu tenho todo o direito de votar em Lula. Inclusive, eu estava defendendo a ex-presidenta Dilma enquanto o senhor estava em casa, batendo palmas para mim porque estava sem mandato. O presidente Lula faz um esforço nacional para ganhar as eleições em primeiro turno e o senhor faz o contrário, tentando tirar meu direito de manifestar meu voto em Lula. Quem me deu o direito de escolher o meu candidato a presidente foi a Constituição. Eu tenho o direito de expor o meu voto!”, afirmou.

Fábio ressaltou também o número de processos eleitorais perdidos pela coligação de Rogério Carvalho por espalhar notícias falsas (fake news) contra sua candidatura, como a inserção comercial que tenta associar imagem de Fábio à intoxicação alimentar de merenda escolar e a Bolsonaro.

“Falando em fake news, ontem o senhor foi condenado em quatro decisões por fake news contra a minha candidatura. Está feio”.

Emprego

Fábio Mitidieri apresentou propostas para geração de emprego, ampliação dos programas de transferência de renda como o Cartão CMais e Mão Amiga.

“Quero fazer da geração do emprego um mantra. Vamos investir na infraestrutura turística, preparar nossos municípios para receber o turista interno e de outros estados. Gerar emprego é dar oportunidade, é dar dignidade, isso será prioridade número um no meu governo, assim como combater a fome”.